Histórico

Câmara dos deputados finalmente chega a um acordo final sobre a reforma imigratória

Grupo bipartidário de deputados finalmente prepara-se para redigir esboço de lei. Com o acordo na Câmara, ambas as Casas (Senado e Câmara) já estão prontas para a redação final da reforma que legalizará milhões de imigrantes

Deputado Mario Diaz-Balart (R-FL) está otimista com o projeto da Câmara
Deputado Mario Diaz-Balart (R-FL) está otimista com o projeto da Câmara

Um grupo bipartidário na Câmara de Deputados (House of Representatives) chegou a um acordo na noite de quinta-feira (16) para os princípios gerais de uma reforma imigratória abrangente, segundo membros do próprio grupo.

Depois de duas horas de reunião fechada com o grupo, o deputado Mario Diaz-Balart (R-Fla.) disse informalmente aos jornalistas fora do plenário da Câmara que os oito participantes do grupo agora trabalham num esboço de projeto de lei. O deputado não disse, entretanto, se a lei terá partes a serem votadas em separado ou num único pacote.

“Sempre tive vontade de consertar as coisas que estão quebradas, e nosso sistema de imigração está claramente quebrado”, disse Diaz-Balart. “Acho que esse projeto de lei vai consertá-lo. Estou muito, muito, muito confiante de que este é um projeto completo, de acordo com o que eu sempre quis, isto é, consertar o que está quebrado.”

Os deputados vêm trabalhando há meses (alguns há anos) num acordo para a reforma imigratória, tarefa que tem sido difícil numa Câmara controlada pelo Partido Republicano. Este grupo, no entanto, manteve-se discreto até que divulgaram uma declaração conjunta em abril em apoio ao trabalho do “Grupo dos Oito” no Senado com relação ao assunto.

O grupo da Câmara incluiu os deputados democratas Xavier Becerra (Calif.), Luis Gutierrez (Ill.), Zoe Lofgren (Calif.) e John Yarmuth (Ky.), junto aos republicanos John Carter (Texas), Diaz-Balart (Fla.), Sam Johnson (Texas) e Raul Labrador (Idaho).

Embora membros do grupo tenham declarado no passado que estavam perto de um acordo, houve contratempos. Na quarta-feira (15), o webjornal Politico reportou que dois membros republicanos do grupo Labrador e Carter” ameaçaram abandonar as discussões se um acordo não fosse alcançado na quinta (16). Carter disse aos jornalistas na quinta que estava “se sentindo melhor” a respeito dos progressos alcançados pelo grupo. O Speaker of The House (líder da Câmara) John Boehner (R-Ohio) afirmara mais cedo estar preocupado com o impasse.

“Minha preocupação é de que o grupo bipartidário não consiga chegar a um acordo”, disse Bohner aos jornalistas em entrevista coletiva. “Sei que há vários pontos difíceis que surgiram no caminho. Mas continuo acreditando que a Casa precisa resolver esse assunto e precisa fazer o seu trabalho. Como chegaremos lá, ainda estamos debatendo.”

Diaz-Balart manteve-se discreto sobre os detalhes do acordo, e afirmou que ainda é preciso determinar quando o grupo terminará de esboçar o projeto. Muitas partes já foram acertadas, disse, mas os membros ainda precisam negociar alguns acordos finais. Ele brincou dizendo que não seria arriscado afirmar que o projeto “terá pouco mais de duas ou três páginas”.

“Temos muita coisa para definir `…` mas as negociações têm sido intensas e estão obviamente caminhando na direção de um esboço final de projeto”, disse o deputado aos repórteres. “E depois vamos ter de nos reunir e, diferentemente de outros projetos, debater linha por linha do projeto para ter certeza de que está tudo lá.”

“Tem sido um processo árduo e difícil, e ainda estamos juntos nele”, disse Diaz-Balart. “Agora chegamos em princípio a um acordo, e acho que isso diz tudo.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo