Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Histórico

Com câncer, Sivuca morre aos 76 anos em João Pessoa

Severino Dias de Oliveira, Sivuca, morreu na noite de ontem em João Pessoa (PB), aos 76 anos. O instrumentista, arranjador e compositor paraibano sofria de câncer de laringe e estava internado desde terça-feira no Hospital Memorial São Francisco.

O velório do corpo músico ocorre no Parque das Acácias, na capital paraibana. O enterro está marcado para as 17h. Sivuca Era casado com a compositora Glória Gadelha.

Nascido em 23 de maio de 1930 em Itabaiana, interior paraibano, Sivuca começou a se envolver com música durante a infância. Aos 9 anos aprendeu a tocar sanfona e, aos 15, mudou-se para Recife (PE), onde passou a trabalhar na rádio Clube de Pernambuco e ganhou seu apelido.

Foi aluno do maestro Guerra Peixe, fez parceria com Humberto Teixeira e gravou seu primeiro disco aos 20 anos, com a música “Adeus Maria Fulô”. Cinco anos depois, foi para o Rio de Janeiro. Trabalhou nas rádios Tupi carioca e paulistana na mesma época em que gravou “Homenagem à Velha Guarda”.

Em 1958, fez sua primeira turnê pela Europa, que o levou a decidir morar em Lisboa e depois em Paris. Em 1964 , mudou-se para Nova York, onde residiu por 12 anos. Diretor musical de Miriam Makeba, gravou com ela o sucesso “Pata Pata”.

Entre seus sucessos estão também “João e Maria” (com Chico Buarque), “Adeus Maria”, “Feira de Mangaio” e “Reunião de Tristeza

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo