Histórico

Copa de 2006 sob suspeita

Fifa investiga possível manipulação de resultados em jogo da Seleção Brasileira

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que a principal entidade do futebol mundial vai investigar a possível manipulação da partida entre Brasil e Gana na Copa da Alemanha de 2006, que segundo o jornalista canadense Declan Hill teria sido alterada por uma máfia de apostas asiática. “Vamos investigar a partida entre Brasil e Gana para ver se algo de errado aconteceu”, disse Blatter em entrevista à revista alemã “Sport Bild”.

Hill afirma que tem gravações que mostram a intervenção de máfias de apostadores na Copa do Mundo de 2006, que envolve, entre outros, o ex-jogador ganês Abukari Damba na partida em que sua seleção foi derrotada pelo Brasil por 3 a 0 pelas oitavas-de-final da competição. Segundo Hill, uma máfia tailandesa – com quem Damba mantinha contato – apostou em uma vitória do Brasil por pelo menos dois gols de diferença sobre Gana.

O canadense, que lançou na Alemanha seu livro “The Fix: Soccer and Organized Crime”, focado nas máfias de apostadores, afirmou em um programa de televisão e ao jornal “Bild” que tem gravações de suas conversas com Damba. Hill afirmou ainda que está disposto a divulgá-las na internet para mostrar que o ex-jogador confessou a ele que manteve contatos com os apostadores tailandeses.

Segundo o jornalista, o grupo tentou manipular os resultados de outros jogos da Copa de 2006, como os da seleção italiana contra Gana (na primeira fase) e Ucrânia (nas quartas-de-final), e o da Inglaterra contra o Equador, pelas oitavas-de-final. Damba negou as afirmações e chamou de mentirosas as acusações do jornalista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo