Local Manchete

Covid-19: Geladeira é desligada e 1.160 doses da vacina estragam em Palm Beach

Incidente foi decoberto após uma auditoria do Palm Beach County Health Care District.

Vacina da Pfizer precisa ser armazenada em baixíssima temperatura (foto: Ferdinando-wikimedia)
Vacina da Pfizer precisa ser armazenada em baixíssima temperatura (foto: Lisa Ferdinando-wikimedia)

Uma auditoria feita pelo Palm Beach County Health Care District revelou que 1.160 doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 foram completamente perdidas depois que alguém desligou a geladeira em que estavam armazenadas as doses.

O caso aconteceu mês passado e foi divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Florida Department of Health.

“Este incidente foi causado quando o fornecimento de energia para uma geladeira que armazenava a vacina em nossa unidade móvel foi acidentalmente cortado, fazendo com que a temperatura subisse”, explicou o distrito de saúde de Palm Beach em comunicado.

O distrito acrescentou que este foi um “incidente isolado causado por erro humano” que “não teve absolutamente nenhum impacto na segurança dos pacientes”.

O médico responsável pelo departamento de saúde da Flórida, dr. Scott Rivkees, disse em um comunicado que “é uma tragédia que mesmo uma dose desse recurso crítico vá para o lixo e não seja usada para salvar uma vida contra a covid-19”.

Rivkess disse que espera ver a situação endereçada e corrigida imediatamente para garantir que o condado de Palm Beach não permita que mais doses acabem descartadas.

Nos Estados Unidos, quase 34 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas, com mais de 27 milhões de pessoas – ou 8% da população – tendo recebido ao menos uma dose.

Em Palm Beach, aproximadamente 25 mil pessoas com mais de 65 anos e profissionais de saúde foram vacinadas até o momento.

Pessoas que se qualificam para receber as doses podem fazer um pré-agendamento clicando aqui.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo