Histórico

CVS da Flórida não venderá mais remédios que possam causar dependência

Médicos da Flórida prescrevem dez vezes mais receitas de drogas que causam dependência do que todos os outros estados juntos

A CVS disse a alguns médicos da Flórida, a capital nacional das pílulas, que suas farmácias não irão mais atender às receitas prescritas por médicos envolvendo algumas drogas potentes e que podem viciar, revelou um porta-voz da companhia.

“Embora lamentemos qualquer inconveniente que isto possa causar para nossos consumidores, tratamos o fornecimento de substâncias controladas com total cuidado e seriedade”, disse Michael DeAngelis, diretor de relações públicas corporativa da CVS à agência Reuters.

DeAngelis confirmou que a empresa enviou cartas para “um pequeno número de médicos na Flórida” anunciando a decisão, que será aplicada apenas às receitas apresentadas nas farmácias da Flórida, sem dar mais detalhes.

Os médicos da Florida receitam 10 vezes mais oxycodone — medicamento usado para aliviar a dor que é frequentemente usado como droga — do que todos os outros estados combinados, de acordo com estimativas federais. O gabinete da Secretaria de Justiça da Flórida reporta que o estado é a principal fonte de prescrição de drogas ilegais no leste dos Estados Unidos.

Agentes estaduais e federais prenderam dezenas de pessoas este ano, inclusive alguns médicos, durante batidas em todo o estado nas farmácias de manipulação que fornecem narcóticos clinicamente desnecessários, normalmente o oxycodone. O gabinete da Secretaria de Justiça da Flórida divulgou que quase 1,000 clínicas para alívio de dores operam no estado, embora nem todas sejam fraudulentas.

Jeffrey Scott, porta-voz do DEA (polícia federal de combate ao narcotráfico), disse à Reuters que “a notificação da CVS foi uma decisão tomada apenas pela própria CVS e não seguiu nenhuma orientação do órgão”.

Em uma carta com o timbre da CVS Caremark detalhando a medida, uma cópia daquela postada no website do Health News Florida, a companhia revelou sua preocupação em relação às receitas de remédios que podem gerar dependência no estado.

“Esta correspondência é para informar você que as farmácias da CVS não estarão mais aptas a atender às receitas que você prescreveu para as substâncias controladas de narcóticos do o Schedule II”, disse a carta datada de 18 de novembro a um médico cujo nome foi encoberto. “A CVS Pharmacy, Inc. tornou-se bastante preocupada com os crescentes relatórios de prescrições de drogas que causam dependência na Flórida, especialmente com o oxycodone”, acrescentou.

A carta alerta ainda que a CVS continuará a revisar o assunto e notificará os médicos se houver alguma mudança.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo