Histórico

Debate decisivo entre Barack Obama e Mitt Romney será na Lynn University

Os dois presidenciáveis vão se enfrentar pela última vez no quintal da comunidade brasileira na Flórida, em Boca Raton

Joselina Reis

 Obama e Romney debate

O último debate entre o presidente Barack Obama e o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney para as eleições 2012, vai fazer história no World Performing Arts Center, da Lynn University, em Boca Raton. Além de todo o aparato logístico para hospedar um evento como este, ainda haverá o esquema de segurança, atividades antes e durante a grande noite.

Uma coisa é certa: o nome da Lynn University, que investiu cerca de $5 milhões, vai ficar na história e definitivamente marcará presença na mídia. O debate é considerado o maior e mais importante evento já realizado pela universidade desde sua criação há 50 anos. O máximo já ocorrido na Flórida em questão de debate-show político foi em 2008, quando a Florida Atlantic University (FAU) realizou as primárias republicanas, mesmo assim nada seria comparável com o evento de segunda-feira (22).

Mas o valor investido no evento-show não fica por aí. O debate é organizado por uma entidade criada em 1988 especialmente para debates presidenciáveis, e recebeu $1.65 milhão para dar o privilégio à Lynn University. A universidade gastou outros $2.5 milhões para fazer uma série de adaptações no prédio a fim de receber aquele que é um dos homens mais importantes do mundo, Barack Obama, e o outro que pretende tomar o lugar dele, Mitt Romney. Até soterrar um lago a entidade teve que fazer.

A expectativa de público ainda não foi divulgada, mas os 2200 estudantes da universidade participarão do auditório, e quinze felizardos vão trabalhar de graça coordenando a imprensa. Todos tiveram que cruzar os dedos e colocar o nome em uma loteria para conseguir o ingresso. O sorteio será realizado domingo (21) na entidade. O público, fãs de Obama ou Romney, vai assistir de casa ou em uma das várias festas ao redor do campus e na cidade de Boca Raton.

Os números interessantes sobre o debate vão mais além. Não é para menos, afinal a Flórida é considerada um estado chave e pode decidir as eleições 2012, assim como decidiu na eleição em 2000 ajudando George Bush a ultrapassar Al Gore na disputa pela Casa Branca.

Detalhes do evento

Pelo menos 70 milhas (112 km) de cabos serão estendidas pelo campus da universidade. O número é necessário para conectar os cerca de seis mil jornalistas que estarão confinados no Hoernle Sports and Cultural Center, dentro da universidade, com suas agências de notícias online, TV, rádio e mídia impressa no mundo.

Os $2.5 milhões investidos pela Lynn University vieram em parte dos seus cofres, mas outra parte foi doada por patrocinadores, para reformular as duas entradas do prédio. O projeto estava previsto para 2013, mas como a entidade conseguiu trazer o debate para Boca Raton tudo teve que ser feito às pressas.

Vinte e cinco dos 123 acres do campus da universidade serão transformados por um dia na Vila do Debate. Um número não divulgado de policiais, seguranças, agentes federais e serviço secreto estarão no local. Quem não entrar no World Performing Arts Center e ficar a poucos metros dos presidenciáveis vai ter que se contentar em assistir tudo por telão no campo de futebol da própria universidade. Até barraquinhas de comida e jogos serão montadas no local para manter o público ocupado.

A prefeitura de Boca Raton resolveu não perder a oportunidade e vai montar seu próprio telão no Mizner Park. Centenas de moradores estão sendo esperados para assistir ao debate e para a festa antes do confronto entre Obama e Romney. “Eu não vou ver isso de novo nessa vida”, garantiu a prefeita de Susan Whelchel à imprensa local.

O foco do debate

Desta vez, o debate entre Barack Obama e Mitt Romney, que terá como moderador o jornalista da CBS News, Bob Schieffer, vai ter como foco a política internacional. Quem assistiu ao último debate e viu o clima esquentar entre os dois durante a troca de acusações sobre o caso da Líbia pode esperar mais no encontro na Lynn University.

Mitt Romney atacou Obama ao questionar a culpa do chefe americano na falta de segurança do consulado na Líbia e sua lentidão em classificar o caso como um ato de terrorismo. No ataque, ocorrido no dia 11 de setembro, além do embaixador, Christopher Stevens, outros três funcionários morreram.

Os democratas esperam muito deste último debate, já que no primeiro, realizado no Colorado, Romney se deu bem e foi considerado o vencedor pelas pesquisas realizadas após o encontro. Obama estava mais apático, mas deu a volta por cima no debate da terça-feira (16) passada em Nova York, marcando assim um empate com seu oponente. Agora toda a atenção estará voltada para o encontro na Flórida.

Esquema de trânsito local

O debate na Lynn University vai deixar muita gente de fora e bem longe do campus. A polícia vai começar a preparar o terreno para receber o presidente Barack Obama e Mitt Romney já às seis da manhã de segunda-feira. O esquema de segurança será tão amplo que é aconselhável aos curiosos assistir ao debate de casa. Quem mora nas redondezas ou planeja ir até o local só por curiosidade pode esperar um verdadeiro caos no trânsito. Os organizadores divulgaram também que o tráfego especial para a região será alterado até às 2AM de terça.

Haverá ainda o fechamento de algumas rampas da I95 para que as comitivas que trarão Mitt Romney e Barack Obama possam transitar livremente. Por questão de segurança, não será divulgado qual aeroporto ou rota os dois candidatos vão usar no dia do debate.

Veja abaixo as ruas e as esquinas que estarão sobre forte esquema policial ou fechadas:

Entre Military Trail, Yamato Road e Potomac Road
Potomac Road entre Northwest 24th Avenue e Military Trail
Spanish River Boulevard entre Broken Sound Boulevard e Military Trail.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo