Histórico

Departamento de Energia prevê galão de gasolina perto de quatro dólares no verão

Valor é quase 40% maior do que o do ano passado, mas não deve bater recorde de 2008

Prepare-se para um verão quente” e caro. O Departamento de Energia dos Estados Unidos estima que o preço médio da gasolina comum no país deverá se aproximar do patamar de quatro dólares em junho, exatamente durante a temporada de férias de verão, quando as famílias costumam viajar de férias. O valor representa um aumento de 39,8% em relação ao mesmo período de 2010.

O preço recorde cobrado por galão foi em julho de 2008, quando a média nos 50 estados americanos passou de quatro dólares. Desde então, o valor cobrado nos postos oscilou para baixo, mas os conflitos políticos no Oriente Médio trataram de afetar o bolso de todos nós que vivemos nos EUA. No entanto, os especialistas não acreditam que o valor cobrado nas bombas de gasolina vai afetar a demanda pelo combustível ” pelo contrário, deve se elevar em 0,5%, para 9,29 milhões de barris por dia. O motivo? A recuperação da economia.

“Os bons resultados na área econômica tendem a alimentar o consumo dos combustíveis. O preço alto vai apenas conter um pouco essa demanda”, consta do relatório da Administração de Informações de Energia. A expectativa dos economistas é de um crescimento de 3,1% no PIB real dos EUA no segundo trimestre deste ano.

A probabilidade de que o galão de gasolina alcance os quatro dólares no verão é de 33%, uma vez que o preço do barril de petróleo deve passar de 112 dólares em julho (contra menos de 75 dólares no mesmo mês de 2010). A EIA prevê ainda que o panorama não deve se alterar muito nos próximos dois anos, com “o crescimento robusto da demanda mundial por petróleo e o crescimento lento da oferta.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo