DeSantis diz que novo secretário de saúde da Flórida ‘dirá a verdade por trás da pandemia’

Nomeado nesta terça-feira pelo governador, o médico Joseph Ladapo passa a comandar a área de saúde pública do estado

0
1144
Joseph Ladapo é empossado pelo governador Ron DeSantis em Tallahassee (foto: Reprodução Miami Herald)
Joseph Ladapo é empossado pelo governador Ron DeSantis em Tallahassee (foto: Reprodução Miami Herald)

O governador Ron DeSantis anunciou nesta terça-feira (21), o médico Joseph Ladapo como o novo secretário de saúde da Flórida, em substituição a Scott Rivkees.

Durante a posse do secretário em Tallahassee, o governador declarou que contratou um médico de primeira linha que “dirá a verdade sobre a ciência por trás da pandemia”. “Você tem que dizer a verdade às pessoas e deixá-las tomar decisões,” disse DeSantis.

O novo secretário  nasceu na Nigéria, mudou-se para os EUA aos 5 anos de idade e estudou em Harvard. Atualmente, ele atua como pesquisador na University of Florida College of Medicine. 

Como dirigente da área de saúde do estado, Ladapo passa a comandar o Florida Department of Health, agência responsável pelo combate à pandemia de covid-19.

No meio acadêmico e político, ele é conhecido pelo ceticismo em relação à vacina e por se opor à exigência de máscara como uma forma de reduzir  o contágio pelo coronavírus.

Mês passado,  escreveu um artigo de opinião no Wall Street Journal com o título “As máscaras são uma distração da realidade pandêmica”, onde afirmava que a obrigatoriedade das coberturas faciais podem “ter consequências mais maléficas que benéficas”.

No evento desta terça, o médico foi questionado por jornalistas se a Flórida irá reforçar a oferta de imunizantes e respondeu: “As vacinas são importantes, mas não há nada de especial nelas. O estado deve promover a boa saúde e a vacinação não é o único caminho para isso”.

Ele defendeu medidas como prática de exercício físico e uma dieta saudável.