Histórico

Dia 15 de abril é o prazo final para declarar o imposto nos Estados Unidos

Especialistas destacam que mesmo indocumentados devem acertar suas contas com o governo

Nesta época do ano é comum os indocumentados que vivem nos Estados Unidos serem acometidos pela dúvida sobre a necessidade ou não de declarar o imposto de renda. No entanto, especialistas questionados pelo AcheiUSA acreditam que mesmo aqueles em situação imigratória irregular no país devem acertar suas contas com o Leão – na verdade, com a Águia, o símbolo do IRS (Internal Revenue Service). O prazo para a entrega acaba dia 15 de abril, ou seja, nesta quinta-feira, e nunca é demais lembrar que um dos pontos do projeto de reforma imigratória apresentado recentemente contém dispositivo exigindo que os estrangeiros que já vivem no país estejam em dia com seus impostos.

“Se a pessoa está indocumentada tem um problema. Se não declarar seus ganhos tem dois problemas”, costuma dizer Francisco Pessoa, da Business Choice. Ele frisa que o Departamento de Segurança Nacional e o Departamento do Tesouro, apesar de serem duas agências federais, não compartilham informações ou procedimentos, portanto ninguém precisa ter medo. Francisco alerta, porém, que há algumas declarações mais complicadas, como nos casos de quem já deu entrada em processos de legalização. “A esses é aconselhável que um especialista prepare o imposto”, explicou.

Davilson Rodrigues, que tem 14 anos de experiência em contabilidade, ressaltou que os brasileiros devem declarar qualquer rendimento proveniente de trabalho, inclusive as gorjetas. “Muitos recebem salário em ‘cash’ e devem preparar seus documentos como autônomos, ou seja, self-employed”, afirmou. Para quem não tem Social Security, a saída é solicitar o Tax ID (ITIN Number) com a apresentação de um passaporte válido. “E tenho percebido que a comunidade está consciente da importância de declarar o imposto:, atestou o especialista.

Segundo Luci Miranda, contadora da Tax Place e que também lida com o IRS há mais de 10 anos, muitos imigrantes procuram regularizar sua situação fiscal na esperança da aprovação da lei. “Em 2007, com o debate sobre a reforma bem aquecido, tivemos um recorde de declarações. Hoje, no entanto, não há a mesma empolgação e muitos sequer têm dinheiro para as contas básicas”, conta. O imposto devido também pode ser parcelado e, como no Brasil, as despesas médicas e odontológicas, compra de medicamentos e doações também podem ser abatidas do imposto.

Pontos importantes:

1 – O prazo final para a entrega do imposto de renda de pessoa física é 15 de abril. Até lá, o contribuinte pode dar entrada com um pedido de extensão, sem a necessidade de pagamento de multa. Neste caso, porém, o imposto devido sofrerá um pequeno acréscimo de juros.

2 – Não esquecer dos benefícios (tax credits) oferecidos pelo governo federal. Este ano há pelo menos cinco novos, criados pelo programa de incentivos (American Recovery and Reinvestment Act), como o crédito dos primeiros compradores de imóveis e a dedução para quem adquiriu automóveis novos, por exemplo.

3 – Obtenha mais informações pelo telefone 1-800-829-3676 ou no site IRS.gov.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo