Histórico

Educadores brasileiros vêm a Broward conhecer sistema de ensino americano

Grupo de três diretores vai ficar por duas semanas observando as escolas da Flórida


Rogério Pereira Simões (GO), Sirlei Izabel de Freitas (MS), Maria Lenice de Lima Barreto (SE) e Hudson Thomas

Três diretores de escola no Brasil vão participar de duas semanas de intercâmbio com diretores de escolas americanas em Broward. A iniciativa faz parte do programa 2013 Educational Seminar International Exchange (Seminário de Educação Internacional) e começou na quinta-feira (17) e continua até o dia 28. Todo o programa tem investimento da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Flórida e Embaixada dos EUA no Brasil.

A escola escolhida para ser a sede dos encontros é a Pompano Beach High School. O diretor da escola Hudson Thomas garante que a agenda dos três diretores, Maria Lenice de Lima Barreto, de Sergipe; Rogério Pereira Simões, representando Goiás, e Sirlei Izabel de Freitas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é extensa. Eles visitarão várias escolas, Everglades, universidades, apresentações culturais e esportivas, Orlando e shopping malls.

“Nós temos dezenas de estudantes brasileiros só na nossa escola. Queremos saber como é o sistema de onde eles vêm e explicar para os diretores brasileiros como é o nosso sistema”, resume o Thomas. A segunda etapa do programa é levar diretores americanos de escolas da Flórida para visitar escolas no Brasil. A viagem está marcada para junho de 2014.

Sirlei Izabel de Freitas é diretora há quinze anos da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, no conjunto Buriti, em Campo Grande. Ela conseguiu uma das três vagas para a viagem como prêmio pelos trabalhos desenvolvidos com os jovens da sua escola. “Foi um processo longo, mas valeu a pena. Agora quero aprender tudo o que for possível e levar daqui novas ideias para as escolas de Campo Grande”, disse ela que comanda um grupo de 1200 estudantes.

Entre os projetos que levaram Sirlei Izabel a ganhar a viagem através do Prêmio Gestão Escolar estão a criação de uma agência de propaganda formada por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o Projem Urbano, em que a escola abre portas no período noturno para que jovens adultos possam completar o ensino fundamental e médio.

Os três diretores foram recebidos na manhã de quinta-feira (17) em uma recepção com dezenas de representantes do conselho escolar do condado de Broward na escola Pompano Beach High. Na ocasião, o prefeito de Pompano, Lamar Fisher, agradeceu a participação dos brasileiros. “Estamos honrados por ter sido escolhidos pelo estado da Flórida para receber esses diretores e poder trocar ideias sobre nosso sistema de ensino”, disse.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo