Local Manchete

“Eles queriam vir para a Flórida”, diz DeSantis sobre imigrantes enviados a Massachusetts

Governador afirmou que tem seus próprios agentes atuando na fronteira sul do pais

Ação do governador esta sendo investigada (foto: AP)

 O governador Ron DeSantis disse no domingo (18) que os imigrantes indocumentados que foram enviados por ele de San Antonio, no Texas, para Martha’s Vineard, em Massachusetts, “queriam vir para a Flórida”. Em visita ao Kansas, onde foi prestar apoio ao candidato republicano ao governo estadual, DeSantis afirmou que desde o verão passado a Flórida tem seus próprios agentes atuando na fronteira. “Eles me falaram, ‘muitas dessas pessoas querem ir para a Flórida'”, e eu disse, “oh, cara!” , exclamou.

A contratação de dois aviões pequenos para transportar o grupo de 50 estrangeiros- todos da Venezuela- custou $615 mil aos cofres do estado. O dinheiro faz parte de um fundo criado por DeSantis chamado “Relocation Program of Unauthorized Aliens”, que está alocado no orçamento do departamento de transporte do estado.  “Se eles acabarem indo para a Flórida, isso vai impor muito mais custos às comunidades. Então, estamos tentando evitar isso “, justificou o mandatário.

Nesta segunda-feira (19), as autoridades do Texas informaram que abriram uma investigação para a remoção dos imigrantes foi criminosa. Javier Salazar, o xerife do condado de Bexar, onde San Antonio está localizada, disse em um comunicado à imprensa que seu escritório está apurando os fatos.

De acordo com Salazar, os detetives descobriram que um venezuelano foi pago para “atrair” os 50 individuos para um hotel, garantindo-lhes que ficariam por alguns dias e entao seriam levados para a Flórida, onde receberiam ofertas de emprego.

O xerife esclareceu que, apesar de não terem documentos, os imigrantes “tem direito de andarem livremente e não serem transportados como carga”. “Isso é, na pior das hipóteses, algum tipo de crime. Vamos ver até que ponto podemos responsabilizar as pessoas de acordo com a lei”, afirmou a autoridade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo