Histórico

Entre em forma para o verão

Mitos sobre como perder peso acabam dificultando o processo de emagreciment

Com a proximidade do verão é difícil encontrar alguém que não deseja perder um pouco de peso ou mesmo acabar com aquela gordurinha localizada. Desnecessário dizer também que a ditadura da magreza acaba levando as pessoas a tratamentos duvidosos para redução das medidas, muitas vezes baseados em pílulas e inibidores de apetite, ou mesmo para dietas milagrosas que prometem acabar com a barriga em tempo recorde. Em ambos os casos, o resultado pode até aparecer, mas os riscos para a saúde são grandes.

Vale lembrar que se a intenção é a perda de peso, o caminho até a conquista do objetivo costuma ser penoso e exige comprometimento. No entanto, há quem adote a lei do menor esforço ou mesmo aqueles que, sem acompanhamento de um especialista, se deixam levar pelos chamados mitos do emagrecimento. Para esclarecer algumas destas lendas urbanas sobre como entrar em forma, veja a seguir alguns passos a serem adotados nos próximos meses, e provavelmente pelo resto da vida.
 

1 – Exercícios abdominais não eliminam barriga: na verdade, este tipo de atividade fortalece a musculatura local, mas pouco contribui para a redução de gordura do abdome. O mais indicado para isso é uma atividade física aeróbica – caminhadas, natação e ciclismo, apenas para citar alguns.

2 – Tomar água durante a refeição engorda: a ingestão de água ajuda em vários processos do organismo (rins e intestino) e até para o emagrecimento. Portanto, tomar água durante a refeição é capaz de dificultar o processo digestivo pela diluição do suco gástrico, mas jamais é causa de ganho de peso. O mesmo não se aplica a ingestão de refrigerantes e sucos de frutas.

3 – Quem come muito rápido acaba comendo mais: um dos segredos para emagrecer é comer devagar e mastigar bastante, para gerar no organismo uma sensação de saciedade. Pense nisso na próxima refeição.

4 – Comer menor vezes não diminui calorias: pular refeições é um dos maiores absurdos para quem deseja emagrecer. Isso porque jejuns prolongados são responsáveis pelo aumento da sensação de fome e pela produção de substratos energéticos compensatórios pelo fígado, o que predispõe o ganho de peso.

5 – Uma dieta à base de produtos integrais não é eficiente: é bem verdade que os alimentos integrais possuem fibras e, por isso, conferem maior sensação de saciedade e por mais tempo. Mas não embarque na ideia de este tipo de alimento pode ser consumido à vontade. O mesmo é verdade para os alimentos light, que estão nessa categoria porque apresentam redução mínima de 25% de determinado nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Ou seja, alguns produtos light podem ser, ainda, muito calóricos.

6 – Opte sempre por uma dieta balanceada: não é totalmente verdadeira a noção de que a melhor forma de perder peso é evitar o consumo de carboidratos à noite ou gorduras nas refeições. Prejudicial é a ingestão de muita comida, seja qual for o período do dia. No caso das gorduras, elas devem mesmo fazer parte de 30% das calorias de uma refeição balanceada, principalmente as chamadas gorduras do bem, pois são fundamentais à saúde.

7 – Exercício faz bem à saúde em qualquer estação: com certeza você já ouviu falar que praticar atividades físicas no verão faz queimar mais calorias, mas isso é balela. O gasto energético inerente ao exercício independe da temperatura.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo