Ator, que também produziu e participou do roteiro, está nos EUA divulgando o filme
Joselina Reis
O filme “Heleno”, com Rodrigo Santoro, estreia neste fim de semana em Miami, Los Angeles e New York. Na Flórida, os brasileiros terão apenas uma semana para ver o filme que já rendeu três prêmios de melhor ator a Santoro. A obra conta a trajetória “glamurosa e derrocada” do jogador de futebol Heleno de Freitas. Um batafoguense fervoroso que nas décadas de 40 e 50 foi do apogeu até a perda da fama e da fortuna. Ainda lembrado pelo seu gênio difícil, esse brasileiro foi acima de tudo um amante do futebol e um dos primeiros da safra de jogadores brasileiros a alcançar fama internacional.
Rodrigo Santoro, que celebra 20 anos de carreira em 2013, conversou com o jornal AcheiUSA falou sobre o trabalho e projetos para o futuro.
AcheiUSA – Como foi o convite para estrelar Heleno?
Rodrigo Santoro – Há cinco anos o José Henrique Fonseca (diretor) me chamou e começamos juntos a trabalhar no roteiro. Depois ele também me convidou para produzir. Esse é o primeiro filme que eu participo tão ativamente. Eu fiz entrevistas com pessoas que ainda lembram daquela época para ajudar na produção.
AU – Como está a receptividade do filme?
RS – Ótima. O filme já foi premiado em Cuba, Peru e Brasil. Agora estamos negociando levar para a Europa.
AU– Fale sobre Heleno.
RS – É importante lembrar que não é um filme sobre futebol. Não é só para homens. É uma obra sobre esse patrimônio da história do futebol que é o Heleno de Freitas. Uma pena que fique por poucos dias em cartaz. É muito difícil levar um filme para fora do Brasil, a competição é grande contra os blockbusters. Eu quero pedir para que os brasileiros aproveitem essa oportunidade e deem suporte ao cinema brasileiro. Trazer Heleno para os EUA é uma sorte, uma honra para mim. Temos que fazer como os americanos que se unem para dar apoio ao produto nacional. Eu gosto dessa atitude deles.
AU – Como foi a preparação física para criar o personagem?
RS – Eu tive dois meses de treino de futebol com o Claudio Adão. Achei que era importante para conhecer a rotina dos jogadores. Eu sou brasileiro, jogo futebol com os amigos, mas isso não conta. (risos) Depois disso filmamos a parte da vida dele de glamour, só então paramos por dois meses para que eu emagrecesse 12 quilos e voltasse a gravar a decadência.
AU – Quais são seus próximos projetos:
RS – Eu tenho dois lançamentos previstos para o início de 2013 “Last Stand” onde eu atuo com o Arnold Schwarzenegger, e a continuação do 300. No Brasil, eu tenho feito projetos curtos, especialmente por causa da correria com os filmes. Para 2013 já tenho algo em andamento na TV no Brasil, mas ainda nada que possa ser anunciado.
AU– Sua carreira internacional tem sido um sucesso, como você está investindo na sua preparação para isso?
RS – Quando os filmes Bicho de Sete Cabeças e Abril Despedaçado alcançaram público fora do Brasil e fui obrigado a sair para falar sobre o projeto, mas eu não tinha muito inglês. Só aquelas aulas que você faz no Brasil, eu não tinha muito interesse. Depois dessas duas obras eu resolvi dar uma parada e fui para a Califórnia surfar e estudar um pouco. A partir daí corri atrás de aprender melhor o idioma, estou sempre estudando e trabalhando o inglês. De vez em quando dá uma enferrujada, lógico. Mas eu não costumo separar a carreira no Brasil e os meus trabalhos fora. Todos são parte da minha carreira. O que conta é meu trabalho como ator.
AU – Você comemora 20 anos de carreira em 2013. Qual seria o trabalho mais marcante da sua carreira?
RS – Vinte anos? Uauu! Não me lembrava disso. Você que disse isso agora, mas é verdade. Meu primeiro trabalho foi em 1993, quer dizer que vou fazer vinte anos. Meu Deus! Quanto tempo! Eu diria que não tem algo marcante, mas um divisor de águas, que foi o Bicho (de sete cabeças). Esse foi meu primeiro filme também. Agora tem Heleno. Nunca havia participado tanto de todos os detalhes de uma obra.
Serviço
Heleno
De 7 a 13 de dezembro
Tower Theater
1508 SW 8th Street, Miami 33135
Fone: (305) 643-8706
De 6 a 9 de dezembro
Cinema Miami Shores
9806 NE 2nd Ave, Miami Shores
Fone: (305) 571-9970