Histórico

EUA afirmam que ameaça contra estádios era falsa

A suposta ameaça de colocar ‘bombas sujas’ nas proximidades de estádios de futebol americano nos Estados Unidos era falsa, informaram hoje o FBI e o Departamento de Segurança Nacional (DHS) americano em um comunicado conjunto.

Na manhã de hoje, o FBI (polícia federal americana) interrogou um uma pessoa de Milwaukee que era suspeita de estar ligada ao suposto plano terrorista.

As chamadas “bombas sujas” são artefatos explosivos convencionais com substâncias radioativas ou biológicas que podem propagar radioatividade ou microorganismos tóxicos quando detonadas.

“Uma investigação constatou que não passava de uma piada. O público pode ficar tranqüilo de que estará seguro quando for a diferentes espetáculos esportivos no próximo fim de semana”, informou o comunicado conjunto.

Alerta

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA alertou na última quarta a Liga de Futebol Profissional (futebol americano) sobre possíveis atentados com “bombas sujas” em vários estádios, embora também tenha expressado seu ceticismo sobre a credibilidade da ameaça.

O alerta foi dado após o Departamento detectar um diálogo em um site intitulado: “Novo atentado contra os EUA, tenham medo”.

Neste texto era possível ler que as bombas entraram clandestinamente nos Estados Unidos, estavam em caminhões e iam ser usadas no próximo fim de semana.

Oficiais das forças de segurança em Washington que pediram o anonimato afirmaram hoje que o indivíduo interrogado aparentemente não tem ligações com grupos terroristas, enquanto Richard Ruminski, um porta-voz do FBI, afirmou que a pessoa se ofereceu para dar mais informações sobre o texto publicado na internet.

“O governo continua achando que esta ameaça não é crível”, acrescentou Ruminski em um breve comunicado.

Os estádios supostamente ameaçados eram os de Nova York, Miami, Atlanta, Seattle, Houston, Oakland e Cleveland, nos quais acontecerão partidas no próximo fim de semana.

O alerta terrorista nos EUA permanece no nível amarelo, o que representa um elevado risco de ataque, enquanto nos aeroportos continua o alerta laranja.

O nível laranja foi estabelecido após o desmantelamento, em agosto, de um plano para detonar explosivos em aviões que iam do Reino Unido para os Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo