Histórico

EUA em estado de alerta

Relatório do serviço de inteligência faz menção a novos ataques terroristas. Medidas de segurança devem ser reforçadas

A Al Qaeda planeja um novo ataque aos Estados Unidos. Este é o teor de um relatório produzido pelo serviço de inteligência norte-americano, divulgado por um alto funcionário da agência. Segundo o texto, os terroristas liderados por Osama Bin Laden pretendem usar os recursos acumulados no Iraque para infiltrar agentes nos EUA e promover as investidas. Os oficiais acreditam que o grupo terrorista tem usado as ações insurgentes no Oriente Médio como treinamento.
O serviço de inteligência manifestou preocupação também com a possibilidade de muitos extremistas já estarem em território norte-americano. Outro perigo apontado pelo relatório é quanto ao desejo da Al Qaeda de conseguir armas nucleares, químicas e biológicas.
O relatório está nas mãos do Congresso dos EUA e o próprio diretor nacional de Inteligência, Mike McConnell, entregou pessoalmente uma cópia do material ao presidente George W. Bush. O texto, no entanto, não menciona acerca do atual poder da Al Qaeda: a imprensa do país divulgou há alguns dias que a organização terrorista estaria com a mesma força que tinha na época do Setembro 11.
Essa possibilidade tem deixado as autoridades norte-americanas em estado de alerta. O secretário de segurança interna, Michael Chertoff’, por exemplo, comentou que está apreensivo com o programa que dispensa os vistos de europeus em viagem para os EUA. “Precisamos de mais informações sobre qualquer pessoa que vem nesta condição”, afirmou Chertoff, lembrando dos atentados que aconteceram nos últimos meses na Europa. Ele acha que as medidas de segurança nos pontos de entrada nos Estados Unidos devem ser reforçadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo