Histórico

EUA terão 105 milhões de imigrantes em 2060

Previsão foi feita pelo Centro de Estudos sobre Imigração

Um estudo divulgado pelo Centro de Estudos sobre Imigração dos EUA calcula que a maior potência do mundo terá 105 milhões de imigrantes em seu território por volta do ano de 2060. A quantidade corresponderá à mais de 20% da população do país. O relatório foi preparado para orientar o debate nacional acerca dos impactos produzidos pelo fluxo de estrangeiros para a América.
De acordo com as estatísticas, os EUA recebem cerca de 1,6 milhão de imigrantes a cada ano, vindos especialmente da América Latina e Caribe. Para Steven Camarota, um dos responsáveis pelo estudo, o alto fluxo migratório fará a população passar dos 301 milhões atuais aos 468 milhões em 2060, um aumento de 56%. “É o equivalente à soma dos habitantes do Reino Unido, França e Espanha”, afirmou. Além disso, os futuros imigrantes e seus descendentes serão 67 milhões de pessoas no ano 2030. Em 2060, serão 105 milhões, o que equivale à população inteira do México.
No entanto, o alto nível migratório terá pouco impacto para desacelerar o envelhecimento da sociedade, segundo o relatório. No ano 2060, 61% da população estarão na idade ativa, que é entre 15 anos e 60 anos nos EUA. O estudo pretende mostrar aos americanos os custos e benefícios de um país mais densamente povoado, disse Camarota. “Ocorreu a mesma coisa com os judeus, os italianos e os alemães. Com o tempo, houve uma assimilação positiva que fez dos Estados Unidos o que são, uma potência mundial”, acrescentou Ben Wattenberg, membro principal da organização America Enterprise Institute.
No entanto, há quem discorde. “É um estudo deprimente”, afirmou Roy Beck, diretor-executivo da NumbersUSA, organização que realiza estatísticas sobre os níveis de imigração nos EUA. “Se os imigrantes continuarem chegando nesse ritmo, a vida dos meus netos será totalmente diferente”, disse Beck.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo