Histórico

Família busca notícias de brasileira que desapareceu após tentar entrar pelo México

Na internet amigos manifestam preocupação, porém acreditam que ela esteja viva

DIVULGAÇÃO
Najla Salem não dá notícias desde o dia 1º de fevereiro

Najla Salem não dá notícias desde o dia 1º de fevereiro

DA REDAÇÃO (com Extra) – Parentes e amigos iniciaram na internet uma campanha para ter informações sobre a professora de inglês Najla da Cunha Salem, de 42 anos, desaparecida desde o último dia 1º de fevereiro. Segundo parentes, a brasileira de Volta Redonda (RJ) viajou para o México no dia 21 de novembro do ano passado, com o objetivo de cruzar a fronteira e entrar ilegalmente nos Estados Unidos. O último contato foi feito com o noivo, que está em New York com o filho dela, de 12 anos.

Segundo amigos próximos, viver nos Estados Unidos era o maior sonho de Najla. Ela pagou a quantia de R$ 20 mil pelo processo de imigração ilegal. O noivo também é brasileiro e mora há mais de 20 anos em Long Island, em NewYork. Ele, que teria cidadania americana, chegou a dizer para parentes que recebeu a informação de que a brasileira havia morrido durante a travessia.

De acordo com uma amiga de Najla, Luzinete Damásio, a professora mantinha contato constante com amigos e parentes durante os primeiros dias da travessia. No último contato com a amiga, a brasileira estava no México, esperando o momento ideal para cruzar a fronteira e empolgada com o fato de tudo aparentemente estar dando certo.

“Eu acho que a enganaram porque primeiro ela foi para o Caribe. Eu cheguei a falar com ela pelo telefone. Depois falaram pra ela que ela ia cruzar a fronteira por um cruzeiro, mas não foi isso que aconteceu. Mandaram ela pro México com um grupo. Cheguei a falar duas vezes e ela disse que estava tudo bem. Eu falava todos os dias com o noivo dela e ele também dizia que estava tudo bem. Na última vez que consegui contato ela disse: “Luzi, só to esperando um dia que seja tranquilo para atravessar. Estou vendo os Estados Unidos do outro lado da rua”. O tempo passou e não tive mais nenhum contato – explica Luzinete.

“Eu não acredito que ela tenha morrido. Conversei com o noivo dela no último domingo e ele disse que ela tinha desaparecido. Para mim pegaram ela e estão fazendo com que ela seja prostituta. Ela é uma mulher muito bonita e eu já ouvi falar que isso é muito comum. Eu digo uma coisa: acho que ela não morreu, até que me provem o contrário, mas se ela morrer desse jeito, ela morreu lutando pelo sonho dela”, diz a amiga.

O Ministério de Relações Exteriores informou, por meio de assessoria de comunicação, que foi acionado por parentes de Najla na última semana. Até o momento, segundo o Itamaraty, não há nenhum registro, tanto nos consulados brasileiros dos EUA quanto nos do México, sobre a professora. O órgão informou ainda que mantém contato com familiares a fim de prestar auxílio no retorno do filho de Najla ao Brasil.

Nas redes sociais, amigos e parentes de Najla estão preocupados, mas acreditam no desfecho positivo da história. “Ela me deu aula de inglês, é uma pessoa sempre alegre. Estou chocado. Que Deus traga resposta, sei o que é ter um ente desaparecido, a minha mãe se foi há dois anos e não temos notícias, é um fardo muito pesado não ter certeza do que realmente aconteceu. Mas tenho esperança”, disse Leandro Teixeira também de Volta Redonda.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo