Histórico

Fed diz que economia americana dá sinais de enfraquecimento

Segundo o Livro Bege do BC, atividade enfraqueceu no mês de setembro

Os problemas nos mercados financeiros globais se intensificaram em setembro e a atividade econômica sofreu um enfraquecimento em todos os 12 distritos do Federal Reserve, diz um relatório do BC norte-americano. O documento foi preparado com base em dados coletados até 6 de outubro, e vai subsidiar as decisões de política monetária a serem tomadas na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, nos dias 28 e 29 deste mês.

Segundo o Beige Book (ou Livro Bege), que é publicado oito vezes por ano considerando informações recolhidas junto a economistas, analistas financeiros, acadêmicos e homens de negócios, todas as regiões dos EUA se tornaram mais pessimistas quanto à perspectiva da economia; a maioria dos distritos relatou desaceleração na atividade industrial e redução dos gastos dos consumidores.

 “As condições de crédito se caracterizaram como apertadas em todos os 12 distritos, com vários deles relatando disponibilidade reduzida de crédito tanto para as instituições financeiras como para as não financeiras”, diz o relatório. Os únicos pontos descritos como positivos foram os setores agrícola, de mineração e de energia. De acordo com o Livro Bege, as exportações continuaram a impulsionar a demanda do setor agrícola, apesar de os furacões Ike e Gustav terem prejudicado as regiões sul e meio-oeste. A atividade de prospecção de gás natural cresceu significativamente, os preços do carvão estiveram estáveis e os preços do petróleo e do gás natural caíram.

Desaceleração mundial

O documento diz ainda que a maioria dos distritos do Fed relatou que as pressões dos custos sobre os preços se reduziram. “As pressões inflacionárias se moderaram um pouco em setembro. Enquanto vários distritos notaram repasses continuados de elevações anteriores dos preços de metais, alimentos e energia, a maioria indicou que as pressões de custos se reduziram. As condições do mercado de mão-de-obra se enfraqueceram na maioria dos distritos e as pressões de salários continuaram limitadas. Vários distritos relataram queda nos investimentos ou planos de reduzir investimentos por causa do alto nível de incerteza quanto à perspectiva econômica ou preocupações quanto à disponibilidade de crédito”, afirma o relatório. Os mercados de imóveis residenciais permaneceram fracos e os mercados de imóveis comerciais sofreram desaceleração, informou o relatório.

Os temores de uma desaceleração na atividade econômica mundial levaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a reduzir sua previsão de demanda mundial pela commodity. Em seu balanço de outubro, a Opep afirmou que o crescimento da demanda pelo petróleo este ano será de 550 mil barris por dia, para uma média de 86,5 milhões de barris por dia. Para 2009, a previsão é de 87,2 milhões de barris por dia. O grupo anunciou no mês passado em sua reunião em Viena que seus membros vão cortar a produção em 500 mil barris por dia para diminuir o excesso de petróleo no mercado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo