Filme brasileiro compete em ‘Cannes da Animação’

0
487

“Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, concorreu com mais de 2500 projetos

Obra brasileira concorreu com mais de 2500 projetos

Da redação com UOL – O filme brasileiro “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, dublado por Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro é o primeiro filme de animação produzido no Brasil a participar da competição francesa. O Festival de Animação de Annecy, na França, começou na segunda-feira (10) e termina no dia 15 de junho.

Conhecido como o “Cannes da Animação”, o festival é o mais importante evento do gênero no mundo e acontece desde 1960 na França. Todos os anos a comissão organizadora do evento seleciona apenas nove produções para a competição. Neste ano, mais de 2500 desenhos animados foram inscritos no evento.

“Uma História de Amor e Fúria” narra o amor entre Janaína (Pitanga) e um guerreiro indígena (Selton Mello) que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.

O filme marca a estreia na direção de longas de ficção do roteirista Luiz Bolognesi (“As Melhores Coisas do Mundo”, “Bicho de Sete Cabeças”). Bolognesi também foi na contramão da tendência de fazer animação digital, em 3D, ao optar pelo 2D e pelo desenho a lápis.