Local Manchete

Flórida registra morte por bactéria comedora de cérebro; vítima foi infectada ao lavar o rosto na torneira

Autoridades do condado de Charlotte, onde a morte foi registrada, estão pedindo a população para ferver a água para ante de enxaguar o rosto

Naegleria fowleri

Autoridades de saúde da Flórida emitiram um alerta para a população após um morador do condado de Charlotte morrer devido a uma infecção causada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como ‘comedora de cérebros’. O órgão ainda está investigando a fonte da infecção, mas acredita-se que foi em um enxágue nasal que o homem praticava diariamente com água da torneira não fervida. Em um comunicado emitido no último dia 23 de fevereiro, o Florida Department of Health pede aos residentes de Charlotte para ferverem a água da torneira antes de lavarem o rosto. A bactéria pode percorrer o canal nasal e causar uma inflamação na região das meninges, destruindo o tecido cerebral, conforme informou os Centers for Disease Control (CDC).

Em julho do ano passado, um menino de 13 anos também contraiu a Naegleria fowleri durante uma viagem em família a Fort Myers. Ele passou meses em coma e, de acordo com uma página do GoFundMe, continua se recuperando. Em setembro de 2018, outro caso, no Texas, também chamou atenção. A vítima foi um surfista que morreu poucos dias após contrair a infecção.

A bactéria vive em lagos, rios e piscinas de água quente ou morna sem tratamento correto. Ela infecta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz. “Você NÃO PODE ser infectado por ingestão de água contaminada ou pelo contato dessa água com a pele”, enfatizou o Departamento de Saúde da Florida.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre, náusea e vômito, bem como uma forte dor de cabeça frontal. À medida que a enfermidade progride, a vítima pode sentir rigidez no pescoço, alucinações, convulsões, estado mental alterado e entrar em coma. Apesar dos casos recentes, as infecções são raras nos Estados Unidos. Dados dos CDC indicam que, de 1962 a 2021, 154 pessoas receberam diagnóstico da doença no país. Aos primeiros sintomas, o paciente é deve procurar um serviço de saúde imediatamente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo