Em meio aos diversos problemas que atingem o setor aéreo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu bem a notícia de que a Gol comprou, nesta quarta-feira (28), a Nova Varig. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, Lula pediu que a agência analise no menor espaço de tempo possível a validade da negociação.
Ao participar junto ao presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, da reunião na qual o presidente Lula foi informado dos detalhes da compra da Nova Varig, Zuanazzi recebeu do representante da Gol os documentos que terão de ser analisados pela Anac para que a transação comercial seja validada. Os prazos dependem dessa documentação, mas eles são razoavelmente curtos. Durante o encontro, não se falou da crise do setor aéreo
Segundo Zuanazzi, a Gol apresentou a intenção de manter as empresas concorrendo entre si. Isso, de certa forma, é bom para o mercado. Fazer a Nova Varig ocupar um determinado espaço e a Gol outro. Temos que primeiramente analisar isso, mas, nesse sentido, as primeiras palavras são bem-vindas.
Para Zuanazzi, o prometido investimento de recursos da Gol na Nova Varig cria a perspectiva de crescimento da empresa e de geração de novos empregos.
Para o presidente da Anac, os problemas que atingem os aeroportos brasileiros desde o início de outubro de 2006 já estão identificados e nunca foram escondidos da sociedade. Eles têm de ser solucionados. Têm prazos para isso. O fato é que ocorreram muitos problemas, uns diferentes dos outros.
Segundo Zuanazzi, as principais causas para a crise do setor aéreo não estão sob a responsabilidade da agência. Problemas de equipamentos, de controle do espaço aéreo, de aeroportos, nada disso está afeito Anac. Evidentemente, a agência tem uma responsabilidade com os usuários. Esses problemas acabam afetando os usuários, mas não estão sob nossa decisão, nem sob nosso orçamento, essas responsabilidades.
Error, no Ad ID set! Check your syntax!