Local Manchete

Governador DeSantis e Senador Rubio são reeleitos na Flórida

Os republicanos foram reeleitos somando mais votos nos condados de Broward, Miami-Dade e Palm Beach do que nas eleições anteriores.

Os republicanos Ron DeSantis e Marco Rubio vencem reeleição na Flórida. Foto: Reprodução Florida Politics

O governador da Flórida Ron DeSantis foi reeleito nesta terça-feira (8), com mais de 4,6 milhões de votos. O republicano venceu o candidato democrata Charlie Crist com 59,4% da preferência do eleitorado, invertendo a tom de alguns condados historicamente azuis. O Senador republicano Marco Rubio também saiu vitorioso, garantindo seu terceiro mandato. Ele derrotou o deputado democrata Val Demings.

A reeleição de DeSantis, com quase 20 pontos percentuais de diferença, reflete o nível de satisfação dos eleitores da Flórida com seu primeiro mandato – há quatro anos, ele venceu Andrew Gillum com menos de meio ponto percentual.

A vitória se dá especialmente pelo suporte de Miami-Dade, com a maior população hispânica do estado e que, pela primeira vez em 20 anos, elegeu um governador republicano. No início da manhã de quarta-feira (9), os dados estaduais mostravam DeSantis com 55,3% dos votos em Miami-Dade, contra 44% para o democrata Charlie Crist. Em 2018, DeSantis foi derrotado no condado por uma margem de mais de 20 pontos percentuais. 

Rubio também venceu em Miami-Dade contra o deputado democrata Val Demings depois de perder por mais de 11 pontos em 2016. “É ótimo estar aqui reunido no condado vermelho de Miami-Dade!”, declarou Rubio no início de seu discurso de vitória na noite de terça-feira.

Mesmo nos condados do sul da Flórida onde os republicanos não se saíram tão bem, os resultados foram muito melhores para o GOP do que nas últimas eleições. No condado azul de Broward, DeSantis ficou com 41,9% contra 57,4% de Crist. Embora a diferença seja considerável, é muito mais próximo do que a perda de quase 37 pontos que ele teve em 2018.

Palm Beach também inclinou-se mais a direita nessas eleições. Em 2018, DeSantis perdeu no condado por mais de 17 pontos e, neste ano, venceu por quase três pontos. Em 2016, Rubio perdeu em Palm Beach por 9,5 pontos, e dessa vez ficou atrás de Demings por menos de um ponto.

A vitória de DeSantis com aproximadamente 1,5 milhão de vantagem sobre o candidato democrata é um marco histórico para os republicanos no estado. “As pessoas deram seu veredicto: a liberdade está aqui para ficar”, disse ele. “Agora, graças ao apoio esmagador do povo da Flórida, não apenas vencemos esta eleição, mas reescrevemos o mapa político”, proclamou o governador Ron DeSantis em seu discurso na noite da eleição. “Obrigado por nos honrar com a vitória.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo