Histórico

Governadora republicana é contra repressão a imigrantes no Novo México

Susana Martinez não quer lei semelhante à do Arizona, mas pretende vetar carteira de motorista

Primeira governadora hispânica no Novo México, a republicana Susana Martinez está na contramão do partido quando o assunto é imigração. Recém-eleita, ela reafirmou que não pretende adotar uma lei antiimigratória no estado semelhante à sancionada pela colega Jan Brewer, do Arizona, que criminalizou os indocumentados. No entanto, Susana afirmou que vai suspender a lei que autoriza indocumentados a obter a carteira de motorista.

“Cerca de 80% dos moradores do Novo México não são favoráveis à concessão destes documentos a quem não está em situação regular no País”, afirmou a futura governadora. O tema, aliás, foi um dos mais polêmicos da campanha e, segundo analistas, determinou a vitória da republicana sobre a democrata Diane Denish.

Atualmente, além do Novo México, apenas os estados de Washington e Utah admitem que indocumentados tirem a carteira de habilitação, ou seja, sem a apresentação de comprovantes de cidadania ou residência legal. Mas com relação a uma lei mais repressiva, Susana foi enfática: “Isso não vai funcionar por aqui”, admitiu.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo