Histórico

Governo anuncia suspensão dos processos de deportação de 300 mil indocumentados

Janet Napolitano, chefe do DHS, afirma que Governo de Barack Obama pretende postergar os processos de milhares de deportações e medida pode abrir caminho para legalizações

O Departamento de Segurança Doméstica (DHS na sigla em inglês) anunciou estar pondo em prática um plano para reduzir o número de casos pendentes nas cortes de imigração. Para isto, terminará aqueles casos nos quais os imigrantes não tenham antecedentes criminais, tenham entrado há muito tempo nos EUA e não tenham quebrado nenhuma outra lei imigratória.

O anúncio, feito pelos diretores do DHS, complementa o memorando divulgado em junho pelo chefe do ICE, Joe Morton, no qual instruía o pessoal a usar ‘discernimento’ na hora de iniciar o processo de deportação de um imigrante.

As autoridades reiteraram que a meta do ICE é a remoção de imigrantes que tenham cometido delitos nos Estados Unidos e a deportação daqueles que tenham sido capturados ao entrar nos EUA sem permissão, seja na fronteira com o México, com o Canadá ou em uma porta de entrada, como um aeroporto.

Um dos diretores do DHS que informou sobre a nova estratégia disse que “se um imigrante for detido pela Imigração e não tiver papéis, as chances dele ser deportado são mínimas, se não tiver antecedentes, morar há algum tempo nos EUA e não tiver reentrado várias vezes no país de maneira indocumentada”.

Diante da pergunta sobre o que acontecerá com os casos que forem qualificados como de ‘baixa prioridade’, os diretores disseram que o processo de deportação será suspenso e o caso ficará pendente.

Os beneficiados com esta nova estratégia – aqueles cujos casos forem adiados – poderão solicitar uma permissão de trabalho enquanto seu caso esteja pendente, embora seja ressaltado que isto não garante o recebimento imediato e a concessão será baseada nos méritos de cada caso como uma medida discricionária.

Com relação àqueles jovens que estudam em estabelecimentos educacionais dos Estados Unidos e não possuem papéis, o mesmo critério será aplicado. E não serão colocados em processo de deportação se carecem de antecedentes, residem nos EUA há algum tempo e não tenham infringido outras leis imigratórias.

As medidas foram anunciadas na quinta-feira, e podem sinalizar um esforço na direção da solução definitiva para o problema imigratório nos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo