Marta Ramos

Hangzhou, cidade paraíso, sede do G20 2016

Aqui em Hangzhou acontece o G20
Aqui em Hangzhou acontece o G20

A cúpula do G20 deste ano aconteceu na belíssima cidade de Hangzhou, uma das maiores e mais importantes da China.

Já visitei a China duas vezes, e conheci Hangzhou na primeira vez, quando fiz um roteiro diferenciado para conhecer as cidades mais antigas, históricas e tradicionais da China, além de todas as principais

Tarefa difícil, pois a China é muito grande, a civilização é milenar, com certeza a única que atravessou os milênios incólume – porque se fechou para o resto do mundo, Ocidente e Ásia, fizeram até uma gigantesca muralha, única coisa da Terra que se enxerga da lua.

Eu sempre fui louca para conhecer a China, ainda quero conhecer mais cidades e paisagens chinesas ,tenho muita admiração pela sabedoria e conhecimento milenar chinês, povo que inventou o papel, a pólvora, a seda, a bússola, o garfo, o ábaco, os fogos de artifício (obrigada, chineses, acho lindo) e o macarrão, entre outras coisas mais, todas elas contribuições importantíssimas para a humanidade.

Sempre li tudo sobre a China e meu livro de cabeceira é “A arte da guerra”, do general  do exército chinês do século IV AC, Sun Tzu. Apesar de eu ser da paz, a gente aprende muita coisa com os ensinamentos do general: como o fator surpresa é importante para os embates, a dissimulação para enganar o inimigo, o reconhecimento do terreno onde se vai entrar, a importância do segredo nos negócios e empreitadas, e que a vitória é certa se você armar uma forte defesa. Nos tempos em que vivemos, este livro é muito moderno e atual, ensina excelentes estratégias (ando utilizando muito…) e foi usado por grandes generais e conquistadores como Napoleão e Mao Tse Tung. Uma das melhores máximas de Sun Tzu é a que diz que não se pode confraternizar com o inimigo, nada de se sentar juntos na mesma mesa para comer, ouviram? 

Sobre a reunião das 20 maiores economias globais, a G20, os temas da cúpula, vou deixar vocês lerem nos jornais diários e quero convidar vocês para viajarem comigo até Hangzhou. Eu sei porque os chineses escolheram Hangzhou para receber os líderes mundiais… Foi pelo mesmo motivo que puseram a Gisele Bundchen desfilando na festa de abertura da Olimpíada: para impressionar todos com a beleza impactante que existe.

Quando se chega à Hangzhou, dá para saber o que o Marco Polo sentiu. Ele contou nas suas cartas que achou que tinha chegado ao paraíso! Foi ali que botou seus pés pela primeira vez na China, se deslumbrou com a beleza da cidade, e escreveu que Hangzhou era a mais linda e esplêndida cidade do mundo! A Veneza da Ásia! Dizem as má línguas que ele estava acompanhando Kublai Khan, conquistador mongol, que estava invadindo a China. Detesto invasores, ditadores e conquistadores! E ladrões também! Séculos depois, Hangzhou está lindamente preservada com seu West Lake, seus jardins palacianos com seus deslumbrantes pavilhões, suas pontes ancestrais de pedra, seus templos, seus rios, sua baía onde se vê aqueles barquinhos chineses navegando, tudo lindo.

Quando se entra na cidade, dá para entender a importância de valorizar a história, preservar a beleza da natureza e respeitar o meio ambiente. Ponto para os chineses! À noite, fui assistir à um concerto do pianista chines Lang Lang, um dos melhores do mundo, no West Lake, no meio do lago. Até hoje acho que vivi um sonho, eu lá naquele lugar encantado sob o luar, escutando a suíte do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky tocada com muito sentimento, de frente para o West Lake enfeitado com esculturas iluminadas, os fogos de artifício no final.

Confesso: chorei “Una furtiva lácrima” (Caruso) o tempo todo, não consegui segurar… Segurar para que? A beleza sempre me comove, a música me emociona, não sei viver sem elas. A outra foto onde também apareço, foi tirada nos jardins do lago, para mostrar a beleza das suas arvores floridas.

Sobre o G20, tenho que contar para vocês: o presidente russo Putin deu um sorvete para o presidente chinês Xi Jinping ! Os chineses adoram o sorvete de creme russo, o Putin sabia disto e levou uma caixa para presentear o Xi Jinping (nome bonitinho), que agradeceu e assegurou que gosta muito mesmo do sorvete de creme russo, sempre traz da Russia para comer em casa e que a melhor nata do mundo é a russa. Este Putin, não sei não… é um sedutor! Vou ter que ir lá na Russia provar este tal sorvete. Depois, eu conto se é gostoso mesmo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo