Imigração Manchete Notícias

ICE é condenado a pagar $1.17 milhão a imigrantes por batida violenta no Tennessee

Operação ocorreu em 2018 e prendeu 97 trabalhadores estrangeiros de um frigorífico; juiz que avaliou caso considerou o ato "negligente e ilícito"

ICE prendeu mais de 90 trabalhadores em fábrica
ICE prendeu 97 trabalhadores em frigorífico

Em uma decisão histórica, um juiz federal do Tennessee determinou o pagamento de indenização no valor de  $1,17 milhão a um grupo de 97 imigrantes detidos pelo ICE em abril de 2018. As detenções ocorreram durante uma batida no matadouro e frigorífico Southeastern Provisions, e tinha como suposto alvo o empresário James Brantley, proprietário do negócio. Segundo a ação movida pelo National Immigration Law Center (NILC) contra o ICE e o Department of Homeland and Security,  a investigação fiscal foi usada como fachada prender os trabalhadores estrangeiros.

Segundo a NILC, agentes armados ocuparam o frigorífico, bloquearam todas as saídas do estabelecimento e usaram força excessiva contra os funcionários, que foram alinhados em filas, colocados em caminhões e transportados para um local a cerca de 20 milhas da fábrica. De la, alguns foram deportados dias depois sem audiência judicial. Segundo reportou o jornal The New York Times nesta segunda-feira, “o .US. District Court for the Eastern District of Tennessee considerou que os atos foram “negligentes e ilícitos”.

A maioria dos demandantes receberá mais de $ 5.700 cada, enquanto um total de $ 475.000 será dividido entre seis indivíduos que sofreram repressões mais duras.  Eles também poderão ser elegíveis a receber benefícios imigratórios. “Quase cinco anos após o ataque que separou famílias, mas galvanizou uma comunidade, a aprovação final deste acordo de ação coletiva é um marco na luta por justiça”, disse Michelle Lapointe, vice-diretora jurídica do NILC. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo