Histórico

Imigração ilegal cai quase à metade nos EUA

Foco do Departamento de Segurança Nacional agora é no tráfico de drogas e pessoas na fronteira com o México

Os números do Departamento de Segurança Nacional dos estados Unidos mostram que a entrada de indocumentados pela fronteira com o México caiu quase 50% . Com isso, a Polícia dos estados que fazem fronteira com o País vizinho estão se concentrando mais nas redes de tráfico de pessoas e drogas. O Arizona é a principal rota de entrada na América para estes tipos de crime, que representam um comércio ilegal de bilhões de dólares anuais.

No ano passado, a Patrulha de Fronteira norte-americana fez 241 mil detenções nos desertos do sul do Estado, em comparação com os cerca de 616 mil de uma década atrás. A segurança intensificada e o enfraquecimento da economia contribuíram para reduzir o fluxo migratório. A forte queda nas detenções significa que os funcionários de uma série de agências policiais passam menos tempo fichando os imigrantes em comparação com anos anteriores, liberando-os para se concentrar nos traficantes.

“No pico do tráfico de estrangeiros no Arizona, nossos investigadores, assim como nossos colegas de outras agências, estavam muito concentrados em passar de incidente a incidente e em fazer a triagem desses incidentes”, disse Matthew Allen, agente especial encarregado do ICE. Ou seja, os agentes especiais da polícia de imigração agora têm a oportunidade de focar seu tempo e esforços nas atividades investigativas sobre as redes criminosas.

Na área metropolitana de Phoenix, a principal base inicial para milhares de indocumentados que entram nos EUA, a polícia afirma que eles não estão mais tão ocupados com as casas provisórias usadas para abrigar imigrantes em trânsito. Numa operação bem-sucedida no início de novembro, uma força-tarefa policial conjunta prendeu 12 suspeitos, apreendeu 62 veículos e desbaratou uma célula de tráfico de pessoas que levava milhares de indocumentados da fronteira do México, ao fim de uma investigação de quase 18 meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo