Histórico

Indústria brasileira registra queda de 13,4%

CNI prevê PIB próximo de zero em 2009

O faturamento da indústria brasileira registrou em janeiro queda de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) trata-se da maior queda verificada em toda a série histórica da entidade e a expectativa é que o setor deve fechar ao ano de 2009 no vermelho.
De acordo com os cálculos da CNI, a indústria voltou aos níveis registrados em 2006. Agora, para retornar ao patamar registrado em 2008, precisa de um crescimento de 12% até o fim do ano. “Todo o crescimento registrado entre 2006 e 2008 já foi consumido pelas quedas desde o início da crise”, disse o economista da CNI Marcelo Ávila, que acrescentou que a “indústria tem de crescer 12% no faturamento até o fim do ano para fechar 2009 com uma variação nula em relação a 2008″.
A CNI vai divulgar no final de março suas novas estimativas para a economia brasileiras em 2009. O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, disse que deve revisar os números da indústria e do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no período) para baixo. Em dezembro, a entidade previa um crescimento de 1,8% a 2,4% para a economia e de 1,8% para o setor industrial.
“O dado do PIB será revisto para baixo, possivelmente para um número mais próximo de zero”, afirmou. Em relação ao setor industrial, Castelo Branco afirmou que “dificilmente” a indústria mostrará crescimento em 2009 e que é possível que o dado seja negativo. “É uma possibilidade elevada”, finalizou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo