Histórico

Indústria fonográfica registra, mais uma vez, fraco desempenho em 2009

Vendas de discos nos EUA caíram mais de 12% e Michael Jackson foi o artista mais comprado

As vendas de discos nos EUA caíram 12,7% em 2009, pela oitava vez em nove anos, chegando ao patamar de 373 milhões de unidades no país. Michael Jackson foi o artista com mais vendas, enquanto Taylor Swift teve o álbum mais vendido. Ao contrário dos anos anteriores, o ritmo de crescimento dos downloads de música também diminuiu.

Apesar da recessão, os consumidores dos EUA gastaram muito dinheiro em filmes e shows, no entanto isso não se aplicou ao mercado fonográfico. A morte repentina de Michael Jackson, em junho, chegou a estimular o mercado – seus discos venderam 8,3 milhões de unidades. Taylor Swift e os Beatles figuram nas posições seguintes, mas o detalhe curioso é que nenhum deles lançou novos álbuns neste ano.

Downloads pagos em sites como iTunes, da Apple, vêm assumindo uma maior importância no setor, mas o imenso crescimento dos últimos anos perde fôlego. As vendas de faixas digitais subiram 8,3 por cento em 2009, chegando ao recorde de 1,16 bilhões. Mas isso ficou aquém dos saltos de 45 e 27% em 2007 e 08, respectivamente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo