Histórico

Itamaraty afirma que Dilma vai se encontrar com Obama dia 11 no Panamá

Líderes deverão discutir temas que interessam aos dois países e assuntos relacionados à Cúpula das Américas, diz o órgão

DA REDAÇÃO (com G1) – O chefe do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco, informou nesta terça-feira (7) que a presidente Dilma Rousseff e o colega norte-americano Barack Obama deverão se reunir no próximo sábado (11), durante a Cúpula das Américas, no Panamá. As informações são do portal G1.

Segundo ele, Dilma e Obama deverão discutir temas da agenda bilateral (que interessa aos dois países) e assuntos relacionados à cúpula.

Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, as relações entre os governos brasileiro e norte-americano ficaram estremecidas. A presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, uma visita de Estado que faria a Washington.

“”A previsão é de que o encontro bilateral entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Obama ocorra no dia 11, mas o horário ainda será definido. Tudo indica que ocorrerá na tarde do dia 11 e serão tratados temas não só da relação bilateral, mas da cúpula também, dos resultados alcançados e o que poderia ser feito na cúpula””, disse Paulino Franco.

Segundo Franco, Dilma também se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações (ONU), Ban Ki-moon, e com os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Haiti, Michel Martelly.

De acordo com o diplomata, o encontro entre Dilma e Obama foi “”a pedido dos dois lados””. Segundo ele, há interesse mútuo dos dois países na reunião e a Cúpula das Américas foi a oportunidade para que pudesse ocorrer.

Visita de Estado
Embora houvesse expectativa de que Dilma fizesse visita de Estado – a mais importante na diplomacia – aos EUA em setembro deste ano, na semana passada, em entrevista à agência de notícias Bloomberg, ela afirmou que fará no segundo semestre visita de governo.
A presidente explicou que, em função do calendário deste ano, a visita de Estado só poderia ocorrer em março de 2016, ano eleitoral nos EUA.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo