Histórico

Karina Barros

Karina Barros é a protagonista de uma peça americana, que estréia 13 de abril em Boca Raton

Carlos Wesley

A comunidade brasileira pode se orgulhar de ter uma conterrânea atuando num grupo de teatro profissional nos Estados Unidos: ela é Karina Barros, atriz e cantora, que veio para a Flórida em 2000 e hoje está a poucos dias de sua estréia em palcos norte-americanos, justamente como a protagonista da peça ‘The Clean House’. Para completar, ela também planeja para breve o lançamento de um CD, que vai misturar um pouco de funk melody e ritmos latinos. Enfim, o sonho da América esta se tornando realidade para esta paulista de 26 anos.
“Realmente, não posso reclamar deste início do ano de 2007. Tudo está tão perfeito que nem eu consigo acreditar”, vibra Karina, falando após uma das exaustivas sessões de ensaios no Caldwell Theatre, em Boca Raton. Mas não pense, querido leitor, que tudo aconteceu da noite para o dia na vida da moça. Ela ingressou nas aulas de balé clássico aos três anos de idade e desde os cinco demonstrou aptidão para a música – instrumentos e voz. O passo natural foi a escola de teatro, que ela iniciou ainda no Brasil: “Eu sempre amei o palco e, desde criança, percebi que gosta-ria de fazer algo ligado às artes”, lembra.

Em São Paulo, paralelamente aos estudos, Karina começou a cantar em barzinhos, acompanhada de banda ou mesmo em apresentações solo. O talento foi logo notado e ela se destacou num show para novos artistas, tanto que uma de suas composições chegou a ser tocada numa rádio FM. Mas a família – pai, mãe e irmã – estava de viagem marcada para os EUA e ela, aos 20 anos, deixou uma parte da vida para trás, inclusive a faculdade, um ano antes da formatura.

Chegando ao sul da Flórida e com sua veia artística palpitando, Karina começou a cantar em restaurantes brasileiros, enquanto se preparava para ingressar numa escola de teatro por aqui também. Sua performance mais elogiada foi como a célebre Carmen Miranda, no espetáculo ‘The Brazilian Tropicana’, que ficou em cartaz por uns bons dois anos e lhe rendeu capas de revistas em Miami, aparição em rede nacional de televisão e um convite para uma apresentação no Haiti, para o presidente daquele país.

Para ajudar nas despesas, a brasileira fazia faxina em um estúdio de gravação: além do pagamento pelo trabalho, ela conseguiu através de permuta gravar dez músicas de sua autoria, em que canta e toca todos os instrumentos… one woman show. Mal sabia ela que o investimento como faxineira lhe renderia lucros ainda maiores. Afinal, quem mais poderia se enquadrar no papel de Matilde, uma imigrante brasileira com domínio do Português e do Inglês e experiência de palco? Pois é essa a personagem de Karina, na peça que estréia dia 13 de abril (ver box).

Karina Barros“Quando soube da oportunidade, mandei um e-mail para o diretor do grupo me oferecendo para o teste. Apesar da concorrência, com atrizes da Flórida e de Nova York, consegui o papel e estou nas nuvens até agora”, confessa a atriz, que sempre gostou de comédia. Antes da audição, ela leu dezenas de vezes o texto da peca, preparou-se como nunca e hoje exibe, com indisfarçável sentimento de dever cumprido, a carteirinha da união de atores profissionais dos EUA.

No entanto, este é apenas o começo da trajetória de Karina: no final deste ano, ela se forma na Florida Atlantic University, onde estuda Música e Teatro, e então os horizontes certamente se abrirão ainda mais. Com relação ao novo CD, ‘Latin Explosion’, ela adianta que as músicas e o estilo se parecem com os de Christina Aguilera. O objetivo é iniciar uma turnê logo após o lançamento do álbum. “Estou aguardando as propostas das gravadoras, mas sinto que vem coisa boa por aí”, torce. E alguém duvida?


Comédia, mas com uma lição de vida

Karina Barros‘The Clean House’ é uma comédia dramática, com doses de romantismo e que aborda as diferenças culturais e econômicas entre o Brasil e os EUA. Matilde, a personagem interpretada por Karina Barros, é a empregada doméstica de uma desorganizada família norte-americana, que apesar de detestar fazer faxina não perde o alto astral nem a chance de contar uma boa piada. “A peça é uma delícia e mostra exatamente como o brasileiro encara a vida: de forma positiva e sempre otimista, apesar das dificuldades”, adianta a atriz, que vem ensaiando cerca de seis horas diariamente.

O texto foi escrito por Sarah Ruhl, ganhadora de vários prêmios e com trabalhos encenados em diversos países. Um crítico de Nova York afirmou que a peça é “profunda, imaginativa e talvez um pouquinho louca”. Karina acrescenta que trata-se de “uma lição de vida”. Além dela, estão no elenco os atores Dennis Craghan, Pat Nesbit, Harriet Oser e Cary Anne Spear. Este é o único grupo de teatro profissional de Boca Raton e, além de bastante conceituado, está em sua 32a temporada.

A peça ‘The Clean House’ fica em cartaz até o dia 20 de maio, no Caldwell Theatre (7873 N Federal Highway), em horários variados: de terça a sábado, 8 pm; matinê às quartas e domingos, 2 pm; e apresentações extras em datas específicas. Mais informações sobre a programação e preço dos ingressos podem ser obtidas pelo telefone (877) 245-7432.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo