Histórico

Lula e Obama se transformam em cabos eleitorais das Olimpíadas

Rio de Janeiro e Chicago são as favoritas a sediar evento em 2016

Para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 vale tudo. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Barack Obama (Estados Unidos) já confirmaram presença em Copenhague, onde o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará nesta sexta-feira a sede do evento. Os dois vão defender as candidaturas das cidades do Rio de Janeiro e Chicago, respectivamente. Também estão na luta Madri (Espanha) e Tóquio (Japão), mas os especialistas acreditam que o vencedor ficará entre Brasil e EUA.
Um site especializado em apostas acredita na vitória da Cidade Maravilhosa, mas ressalta que a presença dos líderes de governo – e de alguém com o peso de Barack Obama – pode influir na decisão dos comissários do COI. “É muito provável que as duas últimas eleições olímpicas tenham sido decididas porque os líderes das nações falaram ao COI horas antes da votação. Não há dúvidas que a visita dos presidentes a Copenhague irá representar votos nessa disputa muito apertada”, acredita Robert Livingstone, produtor do GamesBids.com.
Por conta disso, o Brasil não terá apenas o presidente Lula, mas também o Rei – Pelé, o rei do futebol. Ele já chegou à Dinamarca e participou de eventos sociais, envolvendo jovens de bairros de imigrantes com problemas de integração à sociedade. “A disputa do Rio é contra Madri, Tóquio e Chicago, não é contra o Obama. Mas, se eles têm o Obama, nós temos o Lula e o Pelé. Então está 2 a 1 para nós”, disse o ‘Atleta do Século’, que é bem popular na Europa. Lula, por sua vez, chega a copenhague nesta quarta-feira e, no dia seguinte, tem um almoço com o casal real da Dinamarca. Pelo lado dos EUA, a grande estrela da campanha é outro esportista: Michael Jordan, que há poucas semanas entrou para o Hall da Fama do Basquete.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo