Mais um monstro sagrado da MPB no sul da Flórida

0
647

Quem pensa que o show de Djavan encerra a temporada de espetáculos com grandes artistas da Música Popular Brasileira no sul da Flórida está enganado. Em julho, o ministro e cantor Gilberto Gil se apresentará no auditório do Filmore Miami Beach, no Jackie Gleason Theater (1700 Washington Avenue), encerrando sua turnê pela América do Norte.

Antes, a partir do dia 18 de junho, o ministro estará nas cidades de Ann Arbor (Michigan), Chicago (Illinois), Westhampton Beach (NY), Washington DC, Nova York (NY), Montreal e Toronto (Canadá), Los Angeles, San Diego e San Francisco (Califórnia) e, finalmente, Boulder (Colorado). A turnê pelos Estados Unidos e Canadá acontece num período entre os shows do artista na Europa, em países como Espanha, Portugal e França.

Gil, que completa este mês 66 anos, iniciou sua carreira como músico da bossa nova. Aos poucos, porém, começou a compor músicas com fundos mais político e social, ao lado do eterno parceiro Caetano Veloso, com quem criou o movimento Tropicalismo. Nos anos 60, a amiga Maria Bethânia foi a primeira cantora a interpretar uma das canções de Gil, mas suas composições sempre fizeram parte do repertório de monstros sagrados da MPB, como João Gilberto, Elis Regina, Gal Costa e Ivete Sangalo, apenas para citar alguns.

O cantor foi preso pelo regime militar brasileiro e se exilou na Europa, por quase três anos. A carreira, no estanto, já havia decolado e hoje sua discografia inclui 52 obras, entre elas Eletracústico, que lhe rendeu o Grammy de melhor álbum de Música Contemporânea na 48ª edição do prêmio. Gil é o ministro da Cultura do governo brasileiro desde 2003 e tem desempenhado as suas funções – de músico e político – com extrema eficiência. E é esse grande artista que o público da Flórida poderá assistir no dia 5 de julho, a partir de 8 pm. Os ingressos já estão à venda através do site do Ticketmaster.

Previous articleRey Biannchi
Next articleUnião Européia aprova dura lei de imigração
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.