Local

Miami-Dade registra casos de complicações ligadas ao coronavírus em crianças

Pediatras alertam que casos suspeitos de crianças com síndrome inflamatória estão sendo tratados em hospitais de Miami;” Nós temos a vantagem de que na Flórida os casos apareceram mais tarde e já temos as diretrizes para tratamento”, afirma médico

Nicklaus Children’s Hospital (Foto Divulgação)

Pediatras do condado de Miami-Dade estão atendendo casos de crianças com síndrome inflamatória que pode estar ligada à Covid-19.

Médicos do Holtz Children’s Hospital em Miami do Nicklaus Children’s Hospital em Coral Gables afirmam que estão tratando crianças na UTI com sintomas da síndrome. Os especialistas acreditam que a contaminação pelo vírus desencadeie uma resposta inflamatória do organismo.

“Assim que o processo inflamatório começa, o vírus já não está presente no corpo. Quando eles chegam até nós, eles já não transmitem a doença”, afirma o pediatra Marcelo Laufer.

Os casos em Miami-Dade estão sendo investigados pelo Departamento de Saúde da Flórida, mas o número de casos não foi informado. O Holtz Children está tratando dois pacientes no momento. “Queremos que os pais levem as crianças para o hospital e se sintam seguros. Nós temos a vantagem de que na Flórida os casos apareceram mais tarde e já temos as diretrizes para tratamento”, afirma o pediatra.

Um documento distribuído pelo Departamento de Saúde do Estado de New York alertou para possíveis sintomas da síndrome inflamatória: febre, sintomas abdominais, erupção na pele, miocardite, olhos vermelhos, lábios ressecados e outras alterações cardiovasculares. Alguns casos podem necessitar de tratamento intensivo. Essa síndrome, alerta o informativo, pode ocorrer dias ou semanas após a fase aguda da COVID-19. 

Marcelo Otsuka, coordenador do comitê de infectologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), diz que um dos pontos que já foram observados na infecção pelo coronavírus é a chamada “tempestade inflamatória”, ou seja, a reação que ele produz no nosso corpo. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo