Considerado a grande estrela do draft de 2007, Greg Oden foi a escolha nº 1 do Portland Trail Blazers que sonhava em manter uma equipe fantástica com ele, Brandon Roy, Channing Frye e LaMarcus Aldridge. Porém, o sonho se tornou pesadelo com as lesões constantes de Roy e Oden e a baixa produção de Frye. Apenas Aldridge correspondeu.
Durante todo este tempo, a equipe do Oregon tentou fazer com que Oden se recuperasse, mas desde dezembro de 2009 ele não pisa numa quadra de basquete em um jogo profissional. E em maio do ano passado o Portland Trail Blazers o dispensou oficialmente.
Vários clubes ficaram com um ponto de interrogação sem saber se deveriam apostar num jogador que já teve três cirugias em seus joelhos por causa de microfraturas, teve outros problemas médicos e mesmo de comportamento, quando uma namorada postou a foto dele nu no Facebook.
Apesar desse histórico desanimador, o presidente do Miami Heat Pat Riley resolveu apostar em Greg Oden, jogador que ele sempre quis e que deve resolver o grande problema da equipe: uma forte presença no garrafão, uma vez que este pivô tem boa produção tanto ofensiva como defensiva.
O gigante de 2m13 assinou contrato com o Miami Heat esta semana pelo valor mínimo, ou seja, um contrato de dois anos no valor de $2.1 milhões.