Histórico

Na Europa, terroristas planejavam três ataques simultâneos

Serviços de inteligência frustraram atentados contra Inglaterra, França e Alemanha

Agências de inteligência conseguiram impedir a concretização de pelo menos três atentados simultâneos em cidades europeias, Os ataques, segundo investigações, foram tramados por militantes radicados no Paquistão ligados ao grupo Al Qaeda e tinham como alvo os países da Inglaterra, França e Alemanha.

A intensificação nos bombardeios com aviões não tripulados nas últimas semanas no Paquistão – foram 20 nos últimos 30 dias – teria relação com as tentativas das potências ocidentais de desbaratar o plano, que estaria num estágio avançado. O plano foi descoberto em uma operação conjunta de inteligência de Alemanha, França e Reino Unido, os três prováveis alvos das ações.

Depois da descoberta do plano, os Estados Unidos também colaboraram, ajudando os aliados europeus a eliminar terroristas no Paquistão a partir das operações com os aviões não tripulados. Na segunda-feira, o aumento do número de bombardeios americanos por aviões não tripulados chegou a levar o Paquistão a apresentar uma queixa formal à Otan pelas constantes violações de seu espaço aéreo.

Os atentados seriam semelhantes às ações realizadas por paquistaneses em 2008 em Mumbai, na Índia. Na ocasião, militantes fortemente armados invadiram vários alvos, inclusive um hotel e a principal estação ferroviária da cidade, deixando mais de 170 mortos e 300 feridos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo