NASA cancela lançamento do foguete Artemis I por vazamento em motor

A missão sem tripulação pretendia decolar na segunda-feira (29) de manhã, mas os engenheiros não conseguiram solucionar com sucesso um problema no motor durante o abastecimento do foguete

0
364
A NASA não conseguiu fazer a decolagem do foguete Artemis I na segunda-feira no Kennedy Space Center (Foto: nasa.gov)
A NASA não conseguiu fazer a decolagem do foguete Artemis I na segunda-feira no Kennedy Space Center (Foto: nasa.gov)

O novo foguete lunar da NASA permaneceu no solo na segunda-feira (29), decepcionando a multidão de pessoas, incluindo a vice-presidente Kamala Harris e o segundo cavalheiro, Douglas Emhoff, que se reuniram para assistir ao que havia prometido ser uma decolagem estrondosa.

O lançamento de segunda-feira seria o primeiro voo do Space Launch System, um foguete gigante de 322 pés de altura para levar os astronautas à Lua nos próximos anos. A NASA tem outra chance para efetuar o lançamento no próximo fim de semana, mas isto ocorrerá apenas se houver tempo suficiente para diagnosticar e corrigir o problema.

O problema que interrompeu o lançamento de segunda-feira foi uma coluna de hidrogênio líquido que não resfriou adequadamente um dos quatro motores do estágio principal do foguete, parte dos preparativos necessários antes da ignição. Caso contrário, o choque de temperatura dos propulsores superfrios causaria um encolhimento súbito das peças metálicas do motor.

Não é incomum haver problemas técnicos durante as tentativas de lançamento de estreia. Quando a NASA inicialmente tentou lançar o ônibus espacial em 1981, o voo foi cancelado durante a contagem regressiva. Em seguida, foi lançado dois dias depois.