Imigração Manchete Notícias

New Jersey começa a emitir carteira de motorista para indocumentados

Desde o último sábado, o Motor Vehicle Commission começou a aceitar aplicações de imigrantes; New Jersey passa a ser o 16 estado dos EUA a conceder o benefício

New Jersey começa a emitir carteira de motorista para indocumentados

Depois de anos de muitas discussões e batalhas políticas, os imigrantes indocumentados de New Jersey terão acesso à carteira de motorista. O Estado passa a ser o 16 da nação a emitir a driver license para pessoas fora de status imigratório nos Estados Unidos.

Cerca de 450 mil indocumentados serão beneficiados com o documento para dirigir. Para quem não dirige, será disponibilizada um documento de identidade com foto.

Cerca de 750 mil pessoas, no total, serão afetadas pela lei, que foi aprovada em dezembro de 2019 e somente agora entra em vigor. Além dos imigrantes, ex-presidiários, pessoas que se declaram transgêneras, vítimas de crimes que não puderam ter de volta os documentos, moradores de rua e veteranos que não têm condições de pagar pelo documento, serão beneficiados.

 “Não vai haver nenhum processo especial ou uma carteira especial para essas pessoas”, afirma a chefe do Motor Vehicle Commission, Sue Fulton. “A partir do dia 1 de maio, o processo será o mesmo para todos os que solicitarem o documento, independentemente de status imigratório. O que muda é o tipo de documento a ser apresentado”, disse.

A previsão é que a emissão começaria em janeiro, mas foi adiada devido aos atrasos provocados pela pandemia.

A nova lei deve gerar cerca de $21 milhões em arrecadação para o estado, segundo um estudo do instituto New Jersey Policy Perspective.

O requerente à carteira comum deverá passar pela mesma prova de habilidades atual, mas precisará de somente um documento para provar que mora em New Jersey, em vez de dois. A lei inclui ainda medidas de proteção às informações sobre os imigrantes que requererem o documento. Elas não serão listadas como registro estadual e não poderão ser repassadas com fins imigratórios senão com o consentimento do portador ou por ordem judicial.

Estados que dão carteira de motorista a indocumentados: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, New Mexico, Nevada, New York, New Jersey, Oregon, Utah, Vermont, Virginia e Washington.

Quem quiser solicitar o documento, deve fazer um agendamento pelo link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo