Histórico

No Chile, operação de resgate dos mineiros transcorre sem problemas

Primeiros trabalhadores já estão na superfície, depois de mais de dois meses a 700 metros de profundidade

O mundo acompanhou com apreensão o resgate dos primeiros dos 33 mineiros presos há mais de dois meses numa mina chilena, a mais de meia milha de profundidade. A operação montada com a ajuda de engenheiros americanos foi bem sucedida e Florencio Avalos, de 31 anos, foi o primeiro trabalhador a ser resgatado.
A subida levou cerca de 15 minutos e o mineiro saiu caminhando da cápsula que o levou à superfície usando óculos escuros que lhe protegiam da claridade. Ele foi recebido com festa por familiares e pelo presidente chileno, Sebastian Piñera. Logo depois, o mineiro foi conduzido por paramédicos para a realização de exames complementares, mas aparentava boas condições.
Avalos iniciou o processo de resgate por ser o mais forte do grupo e estaria mais capacitado para lidar com eventuais dificuldades na subida. Mesmo assim, um técnico da equipe foi levado pela cápsula até o fundo, para analisar o estado do túnel. Até a manhã desta quarta-feira, outros doze mineiros tinham sido resgatado. O último homem a ser retirado, provavelmente amanhã, deve ser Luis Urzua, considerado o líder dos trabalhadores. Ele teve participação crucial nos primeiros dias que sucederam o acidente, quando o grupo teve de racionar comida para sobreviver.
“Esperamos que com a ajuda de Deus possamos culminar esta epopeia de forma feliz e que algumas famílias que esperaram por tanto tempo possam abraçar seus maridos, seus pais, filhos e irmãos que estão presos”, disse Piñera. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também compareceu ao local: Um dos mineiros presos, Carlos Mamani, é boliviano.
Jornalistas do mundo todo foram até a mina de San José esperando a saída dos mineiros. Redes de televisão transmitem ao vivo o trabalho de resgate e os trabalhadores estão sendo transferidos de helicóptero para o hospital de Copiapó, onde as janelas foram cobertas para que o sol não prejudique a visão dos trabalhadores que passaram mais de dois meses sem luz natural.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo