Histórico

Novo projeto de reforma da imigração renova esperanças de indocumentados

Texto elaborado pelo democrata Luiz Gutierrez foi apresentado na Câmara dos Deputado

A esperança de mais de doze milhões de indocumentados que vivem na América está renovada: foi apresentado no dia 15 de dezembro, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, um novo projeto de lei para a reforma da imigração. A iniciativa, mais uma vez, foi do democrata Luiz Gutierrez, de Illinois.

A proposta, detalhada em 300 páginas, recebeu o nome de ‘Comprehensive Immigration Reform for America’s Security and Prosperity Act of 2009 (CIR ASAP)’ e trata, entre outros assuntos, da abertura de uma via de legalização em até seis anos para os estrangeiros em situação irregular na América. De acordo com o texto, os indocumentados, porém, poderiam receber imediatamente autorização de trabalho e permissão para sair dos Estados Unidos e voltar ao país. “O objetivo é reunificar famílias de imigrantes através do green card”, esclareceu Gutierrez. Além da regularização do status imigratório, o projeto quer ainda ampliar a possibilidade de vistos para profissionais qualificados e aumentar a segurança nas fronteiras, com o uso da tecnologia.

Ativistas de todo o país estão animados com a possibilidade de a proposta entrar em debate já no início de 2010, na volta do recesso parlamentar do Congresso. “É claro que a notícia é excelente, pois demonstra que alguém quer fazer algo pelos imigrantes. Mas temos que lembrar que há um longo caminho a ser percorrido”, ressaltou Francisco Pacheco, diretor da Rede Nacional de Trabalhadores Latinos nos Estados Unidos. Ele demonstrou uma certa decepção com as ações do governo federal em relação à reforma, mas acredita em mudanças na lei num curto espaço de tempo. “Infelizmente o presidente Barack Obama deu continuidade à política de endurecimento imigratório de seu antecessor, George W. Bush, apesar de todas as promessas de que a reforma seria feita no primeiro ano de administração. Mas a regularização dos indocumentados do país é uma necessidade e vai acontecer”, garantiu.

Concorda com ele o advogado Max Whitney. “Obviamente que não é um processo que se concretizará da noite para o dia, até porque o Congresso está totalmente voltado para a questão na área de saúde. No entanto, logo depois, será a nossa vez”, diz Max, cuja única preocupação é o ano eleitoral, que pode dispersar as atenções. Para ele, o deputado Gutierrez deu sequência ao seu plano para trazer de volta a situação dos imigrantes para o debate nacional. “Trata-se de um tema que gerará desgaste e negociações no Congresso, por isso é bom que tenha sido apresentado logo. Não é hora de ceticismo, mas sim de esperança”, finalizou o advogado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo