Histórico

Números animadores mostram recuperação da economia americana

Produtividade do trabalhador sobe 6,6% e índice de demissões cai 21% no mês de julho

A indústria americana tem apresentado dados positivos nos últimos dias. A produtividade do trabalhador nos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 6,6% no segundo trimestre, no maior aumento desde o registrado no terceiro trimestre de 2003. Outra boa notícia é que os anúncios de cortes de empregos no país caíram 21%, para 76.456 postos de trabalho, contra 97.373 em julho.

O presidente americano, Barack Obama, disse que o indicador de atividade industrial é um “sinal” de recuperação e uma prova da eficácia das políticas econômicas do governo, mas acrescentou que “não há dúvida de que temos muito caminho a percorrer”. Da mesma forma, especialistas não apostam numa súbita alta na criação de empregos já em 2010. “Ao menos estamos na direção correta”, avalia o consultor John Challenger.

Os dados se alinham com o ritmo da atividade industrial no país em julho. O Fed informou na semana passada que a produção industrial americana cresceu 0,5% em julho, depois de uma queda de 0,4% em junho. A produção nas manufaturas teve ganho de 1% em julho, devido à alta na atividade das montadoras, de uma produção anualizada de 4,1 milhões de unidades em junho para 5,9 milhões no mês passado. Com relação aos empregos, os anúncios de cortes de vagas no país superaram um milhão entre janeiro e agosto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo