Histórico

O inferno astral de Dilma

Ministra nega encontro com secretária da Receita e tem sua candidatura ameaçada por pretensões políticas de Marina da Silva

A fase não anda boa para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Esta semana ela está lidando com dois grandes problemas que podem afetar sua eventual candidatura à presidência da República. Primeiro é o fato de que a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira garante que teve o encontro – negado pela ministra – para tratar de investigações do fisco sobre empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Além disso, a senadora Marina Silva (PT-AC) deve mesmo se filiar ao PV para concorrer às eleições majoritárias de 2010, o quepara o Planalto representa um prejuízo enorme à campanha da candidata do governo.

No primeiro caso, Lina reafirmou que houve o encontro que a ministra nega, solicitado inclusive por Dilma. Na conversa que teria mantido com a chefe da Casa Civil, Lina foi impelida a agilizar as investigações da Receita sobre Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, dando a entender que queria encerrar rapidamente o processo. “Estive com a Dilma em seu gabinete”, garante Lina, afirmando que outras pessoas, como o motorista que a levou até o Palácio Planalto e a secretária chefe de gabinete da ministra, podem confirmar esta reunião. Já Dilma reiterou que não manteve qualquer encontro reservado com Lina, a não ser audiências protocolares.

A oposição, agora, quer convocar a ex-secretária da Receita para que ela explique as razões de sua demissão e a suposta conversa que teve com Dilma. Para os tucanos, a declaração da ex-secretária sobre o encontro justifica a convocação. O governo luta para evitar mais este desgaste para a ministra.

No outro problema, a certeza de que Marina está com um pé fora do PT já incomoda os governistas. Isso porque seu potencial eleitoral assusta o partido de sustentação do presidente Lula: segundo uma pesquisa de opinião pública, ela chegou a ultrapassar Dilma em alguns cenários, com 10% e até 20% das intenções de voto. “A candidatura de Marina e a ligação histórica que ela tem com a esquerda inviabilizaria o projeto de Dilma e Lula”, disse um petista, que não quis se identificar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo