Histórico

Obama e MaCain vão com força extra para a super-terça

Primárias em 22 estados acontecem no dia 5 de fevereiro. Na Flórida (foto), prévia é amanhã, 29 de janeiro

O senador Barack Obama chega à ‘super terça’ com moral, depois da vitória na primária da Carolina do Sul. Nada menos do que 22 estados vão realizar suas prévias em 5 de fevereiro (terça-feira) e o dia pode definir não apenas o candidato que irá representar os democratas, mas também o indicado dos republicanos. Antes, porém, na Flórida, o senador John McCain é o favorito, depois de receber o apoio do governador local, Charlie Crist.
Na Carolina do Sul, estado com maioria da população de negros, Obama obteve 55% dos votos, contra 27% de Hillary Clinton. Mas tratou de mudar o foco da sua conquista: “Esta eleição não irá opor negros e brancos, mas passado e o futuro”, disse Obama. Ainda assim, a senadora e ex-primeira-dama ainda é a favorita para vencer nos grandes colégios eleitorais, como a Califórnia, New York e New Jersey. A convenção democrata está marcada para agosto, em Denver, no Colorado.
Os candidatos democratas não estão fazendo campanha na Flórida, pois a direção nacional do partido invalidou os delegados do Estado, em represália ao fato de a cúpula estadual ter antecipado a data das primárias, contrariando as regras nacionais. Com isso, a prévia democrata na Flórida (nesta terça-feira, dia 29 de fevereiro) se torna praticamente simbólica.
Pelo lado republicano, o apoio do governador da Flórida, Charlie Crist, deve impulsionar a candidatura de McCain, já considerado favorito no estado, com 25% das intenções de voto. O segundo colocado na pesquisa, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, apresenta 23% das intenções, o que configura um empate técnico.
As eleições para presidente dos Estados Unidos estão marcadas para o dia 4 de novembro de 2008.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo