Obama quer Lula no Banco Mundial

0
407

Suposta proposição seria para dar um aspecto mais social à entidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já disse que o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, “é o cara”. Agora, o americano teria sugerido o nome de Lula para a presidência do Banco Mundial, segundo o jornal ‘El País’, da Espanha. De acordo com a matéria veiculada esta semana, Obama tem interesse de que a entidade tenha uma estrutura mais voltada para as políticas sociais, preocupada com os países mais pobres do planeta, especialmente depois da crise financeira atual.

A reportagem vai além e conta que Obama indicou o nome do brasileiro porque o considera “o político mais popular do mundo”. A Casa Branca não confirmou nem desmentiu o boato. Já do lado brasileiro, o chefe de gabinete de imprensa de Lula, Marcelo Baumbach, teria respondido que, para a Presidência da República, “esse assunto deve ser tratado como rumor, sobre o qual não cabe fazer comentários”.
O jornal espanhol acrescenta que Lula é conhecido como “o político latino-americano que soube conciliar”.

Figura simbólica

Caso a notícia seja confirmada, seria a primeira vez, em 65 anos, que um não-americano estaria à frente do Banco Mundial. “Lula, que não fala inglês, seria uma figura simbólica no Banco Mundial, que representaria uma alma nova, de cunho social, fazendo com que Obama oferecesse ao mundo uma espécie de redenção de uma instituição acusada tantas vezes de uma política voltada para os mais ricos da terra. O presidente brasileiro criticou várias vezes durante a crise econômica a política elitista do Banco Mundial”, afirma o diário.