Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Histórico

Operação desmonta quadrilha que fraudava vistos para os Estados Unidos

Criminosos ofereciam falsas vagas de trabalho temporário para atrair brasileiros

Os integrantes de uma quadrilha internacional que fraudava o sistema de concessão de vistos para trabalho temporário nos Estados Unidos já estão atrás das grades. Uma operação conjunta, que mobilizou autoridades americanas e brasileiras, prendeu onze pessoas em quatro estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina) e ainda procura outros sete foragidos, inclusive alguns nos EUA. Todos foram denunciados por estelionato e formação de quadrilha, mas há suspeitas ainda de lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, que começaram em 2003, os agenciadores ofereciam vagas de emprego inexistentes aos interessados e cobravam até 15 mil dólares dos interessados. O golpe só era descoberto no Consulado, já que a maioria dos brasileiros tinha o visto negado em virtude da rigidez do sistema de imigração americano. Outros, que conseguiam visto, chegavam aos EUA e só então tomavam conhecimento da fraude – muitos passaram fome e tiveram que pedir dinheiro aos familiares.

Trata-se do maior esquema de fraude no setor de vistos de trabalho da história dos Estados Unidos e fez pelo menos duas mil vítimas no Brasil – mas o número pode chegar a nove mil lesados. O crime também foi detectado em países como Rússia, República Dominicana, Filipinas, Romênia e Emirados Árabes, mas a fraude nesses países não foi alvo desta investigação.

A quadrilha tinha como líderes Márcio de Castro Ferreira, Alexandre Fernandes e Valquíria Dozi Batalha – esta última vive nos EUA e ainda não foi detida. Os brasileiros lesados podem ser ressarcidos: para tanto, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo disponibilizou em e-mail (gaeco.guarulhos@mp.sp.gov.br) para os interessados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo