Histórico

Opinião
Uma eleitora feliz: voto em Marina

Por Adriana Sabino

– Você precisa moderar este seu entusiasmo e veemência – recomendou minha mãe.

Estávamos eu, ela e minha filha (ambas de visita a Miami), conversando em volta da mesa da cozinha sobre o assunto que mais me interessa no momento: as eleições presidenciais no Brasil.

Evidentemente, ignorei o conselho da minha mãe, pois sei que o meu entusiasmo e interesse são plenamente justificados. Estamos diante de eleições históricas!

Pela primeira vez duas mulheres disputam a Presidência, sendo que uma com reais chances de ser a primeira mulher presidente do Brasil. Além disso, depois de analisar a trajetória politica e a história de vida dos três principais candidatos, concluo que os três são muito capacitados para exercer o cargo.

Discordo, portanto, de vários amigos que declaram que nesta eleição não temos candidatos à altura do cargo e que lamentam a obrigatoriedade do voto. Explico a todos os que se dispõem a trocar idéias que, como adoro votar, nunca antes me senti tão feliz como eleitora:

– Imaginem, poder participar numa eleição histórica e ter três boas opções!

Torço para que haja um segundo turno, para podermos continuar uma saudável e democrática troca de idéias sobre o que nós brasileiros queremos para o nosso país. E lembro que para haver um segundo turno basta que nenhum dos candidatos receba mais do que 50% dos votos. Ou seja, precisamos que a soma dos votos de José Serra, Marina Silva e demais candidatos seja maior que 50% dos votos válidos.
A candidata Dilma Roussef, que lidera as pesquisas de intenção de votos com larga vantagem, é a herdeira escolhida pelo Presidente Lula, após o afastamento das suas escolhas naturais. Ela representa a continuidade do seu projeto de governo. Não votaria nela porque, embora com grande experiência executiva, ela jamais disputou nenhuma eleição e nunca teve um mandato eletivo. Além disso acredito que a alternância do poder, depois de oito anos, será benéfica para o país.

O candidato de oposição José Serra, em segundo lugar nas pesquisas, diz que está preparado para ser presidente. Ele foi secretário do governo de São Paulo, deputado, senador, ministro de planejamento e saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso, prefeito de São Paulo e governador do estado de São Paulo.

Uma experiência realmente valiosa. Mas, não vejo nele a paixão necessária para ser o presidente do Brasil.
Marina Silva é a candidata que captura a minha imaginação e me entusiasma. Ela tem o meu voto. Sua história de vida personifica o que quero para o Brasil. Marina mostra como a educação abre enormes oportunidades no nosso país e que é possível atingir as mais altas posições com integridade.

Nascida num seringal do Acre, numa família pobre e numerosa, analfabeta até os 16 anos, com esforço e garra entra na sociedade brasileira pela porta da frente, graças à educação. Formou-se em História, militou contra a ditadura, tornou-se professora de História e se lançou no ativismo sindical. É eleita vereadora, deputada estadual e, aos 35 anos, a mais jovem senadora do Brasil. Ao longo da sua carreira política ela manteve uma notável coerência e integridade. Como ministra do Meio-Ambiente no Governo do Presidente Lula, ela conseguiu reduzir o desmatamento da Amazônia. Sua atuação foi reconhecida com prêmios de importantes organizações internacionais. Mas, quando ao tentar impor em cada projeto o respeito ao meio-ambiente, nota que não tem o apoio do Presidente, e prefere então se retirar do governo.

Como candidata do Partido Verde, Marina tem apresentado nos debates e sabatinas propostas concretas, idéias novas, sempre de uma maneira clara, mas envolvente. Sua visão das reformas política e tributária, essenciais para o país, são muito boas.
Gosto da generosidade com que ela reconhece as importantes conquistas dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula. Admiro o pragmatismo dela, quando avisa que vai somar a essas conquistas. Sua visão de um desenvolvimento baseado nas novas tecnologias do século XXI e no respeito ao meio ambiente com sustentabilidade mostra que ela será a líder adequada para conduzir o país na nova ordem mundial.

Mas, é principalmente a certeza de que nenhum outro candidato entende o poder da educação como o mais importante instrumento de inclusão social e progresso individual que me faz votar em Marina.
Nunca, desde que voto para presidente do Brasil, um candidato me inspira tanto como Marina. Sou uma eleitora feliz em 2010.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo