Histórico

Opinião: O Mensalão, o PT e a Justiça

Jehozadak Pereira

Fosse nos Estados Unidos que tivesse acontecido o escândalo do Mensalão, certamente no fim do julgamento que começou na quinta-feira, 2 de agosto, um macacão laranja esperaria cada um dos 38 acusados em diversos crimes. Formação de quadrilha e o fato jurídico é que foi o maior roubo da história política brasileira em todos os tempos, de tal modo que a ladroagem do governo Collor de Mello ficasse parecendo coisa de iniciante; lavagem ou ocultação de dinheiro; corrupção ativa e passiva; peculato; evasão de divisas e gestão fraudulenta, são as acusações do procurador-geral da República.

No comando disto tudo estavam figuras importantes do Partido dos Trabalhadores, como José Dirceu, então poderoso ministro chefe da Casa Civil, Luis Gushiken e Antonio Pallocci que tiveram que abandonar os seus cargos.

Tudo começou com a divulgação de um vídeo onde um diretor dos Correios foi flagrado recebendo uma propina, e citava o nome do deputado Roberto Jefferson que fazia parte da base aliada do governo Lula. Foi o suficiente para que um escândalo de grandes proporções atingisse em cheio o governo.

A cena foi completada com o surgimento do publicitário Marcos Valério, que mentiu para tudo e todos. Primeiro dizendo que não sabia de nada, não havia visto nada, não havia recebido e muito menos feito qualquer pagamento a quem quer que fosse. Sua cabeça reluzente transformou-o num dos mais fotografados personagens dos últimos tempos. Valério tentou por todas as formas se desvencilhar do escândalo mas não teve jeito, foi indiciado e vai ser julgado; a expectativa é que resolva contar tudo o que sabe para que o Brasil saiba a verdade sobre este episódio obscuro que envolve figuras importantes da política nacional.

É certo e sabido que uma movimentação financeira deste porte jamais poderia permanecer incógnita, principalmente do presidente da república que saiu-se com uma das pérolas da cena política brasileira – a de que não sabia de nada. Ou realmente Lula não sabia do que se passava debaixo do seu nariz ou então foi omisso e com uma assessoria incompetente que jamais conseguiu detectar os rolos e as falcatruas que aconteciam nas salas vizinhas ao seu gabinete.

Na ocasião Lula disse que estava decepcionado e que fora traído por pessoas da sua confiança, sem jamais declinar os nomes de quem havia cometido as traições. No entanto, o mais importante foi a constatação de que o Partido dos Trabalhadores, que segundo os seus fundadores surgiu para normalizar as relações morais e éticas na política brasileira, revelou-se igual ou pior do que os outros. E o discurso da moralização foi brandido até que Lula assumisse a presidência da república. A partir daí, o que se viu foi um festival de alianças no mínimo esquisitas e comprometedoras em todos os aspectos, inclusive morais e éticas, que era a bandeira do PT.

Gente como Antonio Carlos Magalhães, José Sarney, Renan Calheiros e até Paulo Maluf entre outros tantos foram sendo agregados ao modo de fazer política do PT e as desculpas esfarrapadas começaram a surgir justificando que para colocar em prática os benefícios sociais do partido era necessário se aliar aos adversários do passado.

Com isto, o PT loteou e distribuiu cargos a torto e a direito e a lama que dominava o submundo político de Brasília logo chegou aos gabinetes mais estrelados da república. Desde então o que se vê é o PT querendo se justificar e para isto joga a culpa em cima da imprensa a quem acusa de manipular a verdade. Mas que verdade? A verdade é que houve sim um gigantesco esquema de fraude e de desvio de dinheiro jamais visto e o indiciamento de José Dirceu, um dos próceres do PT prova isto.

Embora Lula tenha ficado de fora do rol dos acusados do Mensalão, é notório que ele tem sim responsabilidades no caso, seja por participação, seja por omissão, o que se for o caso é inadmissível para quem se julga desde sempre o paladino da moralidade e da retidão.
O julgamento do Mensalão não é político, o julgamento é um caso de polícia que acontece num foro privilegiado que é o Supremo Tribunal Federal por causa da imunidade de quase todos os envolvidos.

Tomara que, ao fim deste julgamento, o que se veja é os acusados saindo do tribunal de camburão e encontrando um macacão laranja à espera. Uma questão a se lamentar é que o principal responsável por tudo isto escape ileso com a desculpa de que não sabia de nada.
Uma pena…

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo