Histórico

Oposição entra com representação contra Dilma

Partidos acusam governo de realizar comícios para antecipar candidatura da ministra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu mais uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo os partidos de oposição PSDB, DEM e PPS, o governo tem feito comícios para divulgar antecipadamente a candidatura oficial de Dilma em todo o País, o que contraria a lei Eleitoral.

O objeto da representação teria ocorrido em evento realizado em São Paulo, durante inauguração da sede de um sindicato. Na ocasião, o presidente destacou, tendo a candidata ao seu lado, que acredita que a cara do Brasil vai mudar muito depois de sua partida do Palácio do Planalto. “E vai mudar para melhor. Quem vier depois de mim – espero que vocês adivinhem quem é, pois eu não posso dizer, por questões legais – vai fazer muito por este país”, disse o presidente, sendo bastante aplaudido.

Segundo os autores da representação, o presidente teve o objetivo de “projetar, ainda que de forma subliminar, a candidatura da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial de 2010”, além de ter infringido o artigo 36 da Lei Eleitoral, configurando propaganda antes do prazo legal que fixa início do período eleitoral em dia 5 de julho.

Em outubro do ano passado, os três partidos já haviam questionado na Justiça a viagem do presidente, acompanhado da ministra, às obras de transposição do rio São Francisco.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo