Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Entrei ilegalmente nos EUA em 2004, em 2009 retornei ao Brasil, em fevereiro deste ano completou 10 anos. Gostaria de saber se é possível eu conseguir o visto de turista? 

Renata – Se você não tem nenhuma ordem de deportação ou violações criminais, legalmente não existem obstáculos para obter um visto de turista, desde que você consiga provar que tem elos com o Brasil e que vem aos EUA para turismo. 

Cheguei nos Estados Unidos há quase dois anos, tenho o green card e sou casada com um americano. Gostaria de saber a melhor maneira de trazer meus pais e meu irmão, que é menor de idade, para cá e dar green card para eles. 

Renata – É preciso que você se torne cidadã para fazer o processo de green card para seus pais. A maneira mais rápida de trazer seu irmão será, após a obtenção do green card dos seus pais, que eles peticionem para o seu irmão. 

Eu dei entrada em junho para meu processo de cidadania. Eu posso sair dos EUA por pouco tempo durante esse período que o meu pedido de cidadania está em análise? Estou com planos de viajar agora em dezembro para visitar a minha família no Brasil? 

Renata – Se o seu green card estiver válido você pode continuar gozando de livre entrada e saída dos EUA; no entanto, é importante lembrar que o período de ausência precisa ser contabilizado contra os dias necessários para elegibilidade de cidadania.

Moro no Brasil e estou namorando um cidadão americano que vive aí. Eu tenho visto de turista e minha dúvida é: viajo para aí com visto de turista e me caso ou é melhor tirar o visto de noiva por aqui?  

Renata – Viajar com o visto de turista já com a intenção de se casar constitui violação dos termos e condições do visto, e pode criar um obstáculo ao seu caso. O correto e entrar com o visto de noiva, para casar-se posteriormente nos EUA. 

Dei entrada no green card de dez anos há 1 ano e 3 meses. Moro em NY e o meu caso foi transferido para o Texas, não entendi o motivo. Será que posso aplicar para minha cidadania mesmo sem o meu green card ter chegado? Já tenho quatro anos de casada e três anos de green card.

Renata – Se você continua casada e residindo com o cidadão americano, e cumprir com os outros requisitos, pode sim iniciar a solicitação de cidadania. 

Sou cidadão americano desde 1987 e recebi passaporte. Voltei para o Brasil no final de 1994 e nunca mais retornei aos EUA.  Agora já aposentado, poderei aplicar para recuperar a cidadania americana?  

Renata – Se você é cidadão americano, não perde o privilégio. É só se dirigir ao consulado americano e obter novo passaporte americano. 

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo