Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Meu marido tem green card e ficou 9 anos no Brasil. Quando retornou para os Estados Unidos, ele entrou no país sem problemas e já renovou o green card. Com quanto tempo de presença física no país ele precisa para aplicar para a cidadania?

Renata – Se ele ficou mais de seis meses contínuos fora dos EUA e preciso esperar pelo menos quatro anos e um dia depois da entrada após o período de ausência de mais seis meses para dar entrada no pedido de cidadania, além de demonstrar que o candidato à cidadania esteve fisicamente presente nos EUA por 30 meses dentro do período de quatro anos e um dia. Lembre-se da obrigatoriedade da declaração de imposto de renda após obtenção do green card, mesmo fora dos EUA. 

Entrei com visto de turista em outubro de 2017, apliquei para extensão e foi negado, e desde então estou sem status. Eu trabalho no mesmo lugar desde janeiro de 2018. Se eu falasse com o dono do negócio aqui sobre aplicar para um visto de trabalho, existe essa possibilidade? 

Renata – Salvo se você tiver uma base para perdão pela violação imigratória (pai, mãe, marido ou mulher cidadão americano ou portador de green card para atuar como qualifying relative para o pedido de perdão I-601A) a sua violação imigratória o desqualifica do pedido de green card por trabalho. 

Tive um pedido de visto L1 negado e após 176 dias protocolei um pedido de EB2 com ajuste de status e combo card. Recebi o work permit, SSN e Travel Document. Minha dúvida é, com 176 dias fora de status, é seguro viajar com o advanced Parole ou posso ter algum tipo de problema na admissão? 

Renata – O advance parole não e impactado pelo seu pedido de visto EB-2 feito dentro do período de 183 dias sem status conforme previsto na lei 245(k). Viaje somente após discussão com seu advogado a respeito das questões especificas do seu caso. 

Vou aplicar para minha cidadania em breve, tenho duas filhas casadas que moram nos EUA, uma está com visto de acompanhante de estudante e a outra filha está com o visto vencido de turista, posso conseguir documentos para elas?

Renata – É possível, mas como as duas são casadas, entrarão em um trâmite que levara pelo menos 10 anos. Sugiro que você entre em contato com uma advogada imediatamente para discutir outras opções de green card para suas filhas, mesmo a que está fora de status. 

Tenho visto permanência tipo U3, e queria saber se posso aplicar visto noivo para meu namorado que está no Brasil? 

Renata – Visto na categoria U3 não permite obtenção do visto de noivo dentro da categoria K-1, que e reservada apenas a indivíduos que tem casamento marcado com cidadão ou cidadã americana. 

Já me falaram que é possível conseguir o green card sendo pais de uma criança americana menor, provando que esta criança tem problemas de saúde. Isso procede? 

Renata – Isso não procede. Muitas pessoas confundem a famosa lei de 10 anos (non-lpr cancellation of removal) que está reservada a indivíduos que têm filhos menores e que sofrerão dificuldades extremas com a deportação dos pais; mas para acessar essa proteção, e preciso entrar em processo de defesa de deportação perante um juiz. Processo arriscado e com taxas baixíssimas de aprovações. 

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nesta resposta são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo